O seu Dicionário Jurídico Online

O que é um Currículo? Como Preencher?

O currículo é um documento utilizado para descrever o percurso profissional e acadêmico de uma pessoa. O recrutador e o recrutado realizam o seu primeiro contato por meio do currículo, que é enviado para a empresa e direcionado a uma vaga especifica. 

Em artigos anteriores aqui no dicionário direito vimos temas como requerimentoatestado,  comunicação oficial, e contrato de seguro. Trataremos agora sobre o que é um currículo e como preencher.

Não existe um órgão que regulariza uma estrutura padrão para construção de um currículo. Contudo, é importante reestruturar o documento de uma maneira a fazer com que as informações contidas nele sejam claras.

As próprias empresas dão dicas de como preparar o currículo para deixá-lo mais objetivo e fácil de ser analisado.

Como Preencher um Currículo

Algumas dicas sugeridas de como preencher um currículo são:

  • Cabeçalho: no cabeçalho são colocadas informações pessoais de forma breve: nome completo, idade, bairro que reside, cidade, estado civil, telefones e e-mails para contato.
  • Objetivo: no campo do objetivo é preciso informar, entre outras coisas, a vaga à qual o candidato possui interesse em pleitear.
  • Formação: nesta área é necessário descrever sua formação acadêmica mais relevante, colocando sempre o nome da instituição, mês e ano do início e término do curso.
  • Qualificações: este espaço deve ser utilizado para descrever todos os cursos realizados pelo profissional, informando breves detalhes sobre o curso realizado, o nome da instituição, o mês e o ano de início e término. Por exemplo: “Inglês Intermediário – Realizado na instituição “Inglês ABC” de 02/2016 a 12/2018”.
  • Histórico Profissional: a quinta etapa do currículo é detalhada com o histórico profissional do indivíduo. É importante colocar mês e ano de início e término, nome da empresa, cargo exercido, e realizar uma descrição das atividades desenvolvidas.
  • Informações adicionais: sexta e última etapa de um currículo. Nessa etapa é importante dar informações que jugue que a empresa achará relevante saber a seu respeito. Por exemplo: Disponibilidade de mudança de cidade, habilitação A/B.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.