O seu Dicionário Jurídico Online
Arquivos Mensais

Março 2019

Neoliberalismo

O Neoliberalismo é uma ideologia e modelo de política que enfatiza o valor da concorrência no mercado livre. Embora haja um considerável debate sobre as características definidoras do pensamento e prática neoliberal, é mais comumente associado à economia do laissez-faire, que é uma política de interferência governamental mínima nos assuntos econômicos dos indivíduos e da sociedade.

Improbidade Administrativa

A Improbidade Administrativa trata-se de um ato ilícito (ilegal) realizado por um agente público o qual se contrapõe aos princípios Administrativos constituicionais. Importate ressaltar que será considerada improbidade quando o agente público comerter o ato no exercício da função pública ou em atividade que desta decorra.

Urbanização

A urbanização é o crescimento de cidades como resultado da transformação de espaços rurais em espaços urbanos. Ou seja, é o aumento das infraestruturas urbanas e das áreas urbanas.

Liberalismo

O liberalismo é uma ideologia que tem como ideais a liberdade de um indivíduo em relação à sociedade e ao Estado, bem como a igualdade de direitos e oportunidades. Apesar de serem complementares, existem dois ramos históricos diferentes do liberalismo: o político e o econômico.

Capacidade Processual

A capacidade processual diz respeito à possibilidade do indivíduo agir em juízo, seja como parte autora ou ré. Ou seja, quando detentor de capacidade processual, o sujeito poderá tanto ingressar com ação em seu nome, postulando por direito próprio, como também poderá ser réu, ocupando o polo passivo da lide.

Poder Executivo

O Poder Executivo faz parte do sistema de três poderes adotados pela constituição brasileira. Este poder possui a atribuição de administrar e também governar a nação, cuidado dos assuntos voltados ao interesse público, através do cumprimento das leis e demais dispositivos legais.

Globalização

A Globalização trata-se da crescente interdependência das economias, culturas e populações do mundo, causada pelo comércio sem fronteiras de bens e serviços, tecnologia e fluxos de investimento, pessoas e informações. Ou seja, é a integração das nações de todo o mundo nos mais diversos âmbitos.

Moral e Ética

A moral e ética são bastante confundidas pela sociedade, na qual os indivíduos aplicas ambas como se possuíssem o mesmo significado. Contudo, é importante saber diferenciar ética de moral para entender qual o verdadeiro significado de cada uma.