O seu Dicionário Jurídico Online

Urbanização

A urbanização é o crescimento de cidades como resultado da transformação de espaços rurais em espaços urbanos. Ou seja, é o aumento das infraestruturas urbanas e das áreas urbanas.

Tratamos também aqui no dicionário direito sobre liberalismoglobalização, e relativismo. Veremos agora sobre  conceito de urbanização, zona urbana, o processo de urbanização no Brasil e no Mundo.

O que é Zona Urbana?

A zona urbana é compreendida como a área de um município, caracterizada pela construção permanente e pela presença de instrumentos sociais destinados a suprir necessidades urbanas básicas, tais como: habitação, trabalho, recreação e transporte.

Veja Também: O que é Capitalismo?

Processo de Urbanização no Brasil e no Mundo

Esse processo resulta no êxodo rural, que é o fluxo de um grande número de pessoas saindo da zona rural para viverem na cidade. A urbanização ao redor do mundo existe desde a Antiguidade, mas o início da urbanização no Brasil se deu apenas a partir do século XX, alguns anos após a transferência da Corte portuguesa.

Cada cidade é construída de uma maneira, fazendo com que haja uma significativa diferença de fatores atrativos entre elas. Em cidades turísticas, onde toda a estrutura é construída para receber pessoas de diversas regiões, é possível notar que a urbanização ocorreu primeiramente.

Esses fatores atrativos são resultado de condições estruturais favoráveis, geradas especialmente pela industrialização.

O processo de urbanização também promove alguns transtornos e gera problemas sociais e ambientais, tais como: favelização, macrocefalia, segregação socioespacial, ilhas de calor, enchentes, deslizamentos de terra, inversão térmica poluição do ar entre outros.

Veja também: O que é Cultura?

Conurbação, Metropolização e Desmetropolização

Diversos fenômenos urbanos surgem como consequência desse processo, por exemplo: conurbação, metropolização, desmetropolização, verticalização e gentrificação.

  • Conurbação: ocorre quando duas cidades crescem tanto que chegam a se encontrar.
  • Metropolização: ocorre quando uma cidade da região metropolitana tem um grande desenvolvimento e se transforma em metrópole.
  • Desmetropolização: ocorre quando uma cidade menor é povoada como o objetivo de diminuir a quantidade de pessoas existentes em um centro urbano, geralmente promovida pelo deslocamento de grandes empresas.
  • Gentrificação: ocorre quando locais periféricos são modificados através de reformas e transformados em locais comerciais mais luxuosos.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.