O seu Dicionário Jurídico Online

Cultura

Cultura é aquela que a interpreta como todas as criações humanas, conscientes ou não, que foram produzidas para gerar uma interação entre os indivíduos de uma certa sociedade. No entanto, sempre existiram conflitos dentro da sociedade para conseguir chegar a uma conclusão sobre o verdadeiro significado dessa palavra. 

Já vimos outros temas aqui no dicionário direito como cidadania, democracia e averbação. Hoje veremos o significado de cultura e como ele funciona.

Conceito de Cultura

Pode-se dizer quo conceito de cultura está ligado à forma de se comunicar, aos costumes, às roupas, aos gestos, às tradições, às crenças, à expressão artística e aos hábitos de um determinado grupo social.

Todos os povos possuem cultura, e para Sociologia não existe a hierarquização baseada nela. Esse campo de estudo também diz que considerar que uma sociedade é mais culturalmente avançada que a outra é simplesmente uma forma preconceito.

A atitude das pessoas vem se modificando cada vez mais com o passar dos anos, e por isso é importante apontar que a cultura não é algo fixo. Apesar disso, qualquer mudança cultural costuma ser lenta, e ela não deixa de ser transmitida de uma geração para outra, persistindo por longos anos.

Tipos de Cultura

Também para a sociologia, o conceito pode ser dividido em três tipos: cultura em massa, cultura erudita e cultura popular.

Cultura em Massa

Cultura em massa, também conhecida como Indústria Cultural, tem esse nome devido a grande invasão de produtos industriais na cultura. A mesma é bastante confundida com a cultura popular, mesmo tendo significados opostos. Ela tem como objetivo principal o lucro adquirido através do consumo.

Cultura Erudita

Cultura erudita foi definida através da teoria, ou seja, de estudos que deram origem ao desenvolvimento de pensamentos mais críticos e elaborados. Seu acesso à reservado a poucos.

Cultura Popular

Cultura popular é aquela onde os costumes são criados dentro de um grupo social como cidade, estado ou país. É aquela que nasce do povo, surgindo das tradições e costumes populares daquela região. Geralmente, é passada das pessoas mais velhas para as mais novas.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.