Globalização
A Globalização trata-se da crescente interdependência das economias, culturas e populações do mundo, causada pelo comércio sem fronteiras de bens e serviços, tecnologia e fluxos de investimento, pessoas e informações. Ou seja, é a integração das nações de todo o mundo nos mais diversos âmbitos.
Em temas anteriores aqui no dicionário direito tratamos sobre temas como moral e ética, desigualdade social, relativismo. Hoje veremos um pouco sobre conceito de globalização, sua origem, e sua importância econômica.
Globalização Econômica
Os países construíram parcerias econômicas para facilitar esses movimentos ao longo de muitos séculos, mas o termo ganhou popularidade após a Guerra Fria, no início dos anos 1990, quando esses arranjos cooperativos moldaram a vida cotidiana moderna.
O impulsionamento atual que resultou na globalização econômica teve como sua principal fonte de estimulo as políticas Estatais que tornaram as economias internacionais, e também a brasileira, mais abertas.
Origem da Globalização
A origem da globalização pôde ser mais percebida após a Segunda Guerra Mundial, e especialmente durante as últimas duas décadas, muitos governos adotaram sistemas econômicos de livre mercado, aumentando enormemente seu próprio potencial produtivo e criando milhares de novas oportunidades para o comércio e investimento internacional.
Os governos também negociaram reduções drásticas nas barreiras ao comércio e estabeleceram acordos internacionais para promover o comércio de bens, serviços e investimentos.
Aproveitando as novas oportunidades nos mercados estrangeiros, as corporações construíram fábricas estrangeiras e estabeleceram acordos de produção e marketing com parceiros de outros países. Uma característica definidora da globalização, portanto, é uma estrutura internacional de negócios industriais e financeiros.
Esse fenômeno também acelerou drasticamente com a proliferação das viagens aéreas e o alvorecer da Era da Informação. Inúmeros cabos de fibra ótica agora conectam os continentes, permitindo que pessoas de todo o mundo se comuniquem instantaneamente através da internet sem fronteiras.
Globalização – Pontos Positivos e Negativos
A globalização tem potencial para causar efeitos tanto positivos quanto negativos, sendo alguns deles:
- Melhoramento da economia global através do acesso à vendas e negócios internacionais;
- Tomada de decisões voltadas para o mundo, não para o país;
- Movimentação livre de trabalhadores;
- Competição desigual entre países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento e grandes economias do mundo;
- Perda da identidade cultural;
- Perda de trabalhadores devido à migração da mão de obra.