Feminismo e Femismo
As palavras feminismo e femismo são utilizadas para se referir à luta das mulheres pela igualdade de gênero. Contudo, apenas a primeira trata-se do movimento que busca equidade econômica, social e política entre homens e mulheres.
Vimos aqui também no dicionário direito sobre temas como: Realismo e Naturalismo, liberalismo e neoliberalismo, marxismo, e misoginia. Veremos hoje o que são Feminismo e Femismo, conceito, significado, e principais diferenças.
Contexto Histórico
O início da busca pela equidade entre gêneros não tem data certa, mas pode-se dizer que suas ideias tiveram início com a Revolução Francesa. Com o passar do tempo, as demandas por equidade vêm se espalhando por diversos âmbitos, visando atingir a igualdade em todos os campos.
As teorias mais aceitas sobre o movimento feminista apontam a existência de três ondas, sendo uma entre os séculos XIX e XX; outra nas décadas de 1960 e 1970; e a última de 1990 até os dias atuais. Algumas teorias já apontam que a sociedade atual já está vivendo uma quarta onda.
Diferença entre Feminismo e Femismo
Atualmente, o termo “femismo” está ligado ao feminismo radical, e sua utilização parte de pessoas que não apoiam o movimento. Assim, para relacionar o feminismo com uma ideia de ódio aos homens, aqueles que se contrapõe a ele utilizam o termo “femismo”.
Muitos acreditam que o feminismo é o oposto do machismo, mas não é. O termo ideal para descrever esse oposto seria o “femismo”, que pode ser utilizado como equivalente à misandria. No machismo, existe o favorecimento do gênero masculino em detrimento do feminino, enquanto no “femismo” há o contrário.
Em resumo, podemos apontar que a diferença entre feminismo e femismo está em suas próprias características:
- Feminismo: luta pela equidade de gênero através da igualdade salarial, acesso à educação, melhoria nas condições de trabalho e lazer, além do fim das agressões, fim de feminicídio, e extinção de outros marcadores da opressão feminina.
- Femismo: busca pela superioridade do gênero feminino em relação ao masculino através da opressão dos homens. É o contrário do machismo.

Meu nome é Guilherme Matos, estudante e entusiasta do direito e das diversas normas que o regem no Brasil. Estou aqui para compartilhar um pouco do meu conhecimento com vocês por meio de artigos aqui no Dicionário Direito. Vamos explorar juntos os desafios e nuances dessa área tão fascinante!