O seu Dicionário Jurídico Online

Marxismo

O marxismo é um sistema econômico e social baseado nas teorias políticas e econômicas de Karl Marx e Friedrich Engels, desenvolvido em meados do século XIX, o qual faz oposição ao capitalismo, que é entendido como um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção e distribuição de bens, caracterizado por um mercado competitivo livre e motivado pelo lucro.

Já vimos aqui no dicionário direito sobre temas como misoginiaideologia, e comunismo. Veremos neste artigo o significado de marxismo, seu resumo e objetivos.

Marxismo Resumo

Esse sistema do socialismo tem como característica dominante a propriedade pública dos meios de produção, distribuição e troca. Ele inclui quatro partes inter-relacionadas, sendo elas:

  1. Um método para entender como as sociedades evoluem e mudam.
  2. Uma análise de como funciona a economia capitalista.
  3. Um debate sobre como o capitalismo pode ser desafiado e derrotado.
  4. Uma reflexão sobre a natureza de um futuro socialista ou comunista.

Junto com a crítica econômica e ecológica, o que o marxismo faz é uma condenação moral do capitalismo.

A preocupação não é apenas com a crescente lacuna entre ricos e pobres, mas com as condições alienantes da vida e do trabalho:

  • As pessoas têm um controle cada vez menor sobre as ferramentas com as quais trabalham;
  • Menos identidade com produtos que elas fizeram, exceto como “objetos de adoração”;
  • Elas se tornaram alienados um do outro, de si mesmos e da natureza.

Segundo Marx, uma revolução socialista deve ocorrer, fazendo com que o Estado (o meio pelo qual a classe dominante mantém forçosamente o governo sobre as outras classes) se torne uma ditadura do proletariado.

Objetivo do Marxismo

A revolução só pode ocorrer quando um grande número de trabalhadores e seus aliados desenvolverem uma consciência revolucionária e, através disso, se unirem para acabar com o sistema capitalista e criar uma sociedade sem classes.

Com isso, será possível eliminar a pobreza, o desemprego, a desigualdade, a alienação e a destruição ambiental.

Há também o marxismo tal como foi entendido e praticado pelos vários movimentos socialistas, particularmente antes de 1914.

Marxismo Soviético

É o marxismo soviético, elaborado por Vladimir Ilich Lenin e modificado por Joseph Stalin. Sob o nome de marxismo-leninismo, tornou-se a doutrina dos partidos comunistas criados após a Revolução Russa (1917).

Marxismo Leninismo

Seus desdobramentos incluíam o marxismo como interpretado pelo anti-stalinista Leon Trotsky e seus seguidores, a variante chinesa do marxismo-leninismo de Mao Zedong e vários marxismos no mundo em desenvolvimento.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.