O seu Dicionário Jurídico Online

Socialismo

O Socialismo é doutrina social e econômica que prega a propriedade pública e a extinção da propriedade privada ou controle de propriedade e recursos naturais. De acordo com a visão socialista, os indivíduos não vivem ou trabalham isoladamente, mas sim em cooperação uns com os outros.

Em temas anteriores aqui no dicionário direito tratamos sobre temas como feminismoneoliberalismo e liberalismo. Veremos neste artigo o significado de socialismo, como ocorre e alguns exemplos.

Além disso, tudo o que eles produzem é, em certo sentido, um produto social, e todos os que contribuem para sua produção têm direito a uma parte dele.

Socialismo e Capitalismo

A sociedade como um todo, portanto, deve possuir ou pelo menos controlar a propriedade para o benefício de todos os seus membros. Essa convicção coloca o socialismo em oposição ao capitalismo, que é baseado na propriedade privada.

Os apoiadores do socialismo pressupõem que a natureza fundamental do indivíduo é cooperativa, mas que essa natureza não pode surgir inteiramente porque o capitalismo força as pessoas a serem competitivas.

O capitalismo aproveita a ideia de crescimento meritocrático é o ideal para um melhor modelo social, enquanto o socialismo não o leva em consideração. Como resultado, o socialismo não recompensa as pessoas por serem empreendedoras e tem dificuldade em ser tão inovador quanto uma sociedade capitalista.

O que é ser Socialista?

Os socialistas levam em consideração tanto as necessidades sociais maiores quanto as necessidades do indivíduo. Alguns exemplos das necessidades sociais mais importantes são: transporte, saúde, preservação dos recursos naturais e educação.

Outros também entendem o bem comum como cuidar daqueles que não podem colaborar diretamente para a produção. Exemplos incluem as pessoas mais velhas, as crianças e seus cuidadores.+

Veja também: O que Facismo?

Características do Socialismo

Uma das vantagens do socialismo é que sistema teoricamente elimina a miséria e viabiliza igualdade de acesso aos cuidados de saúde e ensino. Outra vantagem é que, sob o socialismo, os trabalhadores possuem os meios de produção e por isso não são mais explorados.

Os rendimentos são partilhados equitativamente entre todos os eles, em conformidade com sua contribuição individual.

Já o seu maior ponto negativo é que ele se baseia na ideia da natureza cooperativa dos humanos para funcionar.

As pessoas competitivas tendem a buscar meios de derrubar e manipular a sociedade para seu próprio benefício e o socialismo ignora os membros dentro da sociedade que são competitivos, ou seja, que não cooperam.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.