O seu Dicionário Jurídico Online

Ideologia

O conceito de ideologia está relacionado a um conjunto de crenças políticas, econômicas e sociais. É comum encontrar sua definição como um “conjunto de ideias”, ou seja, uma ideologia nada mais é do que as ideias sustentadas por um grupo de pessoas, ou apenas por uma pessoa que tem certa visão sobre determinado assunto.

Em temas anteriores aqui no dicionário direito tratamos sobre temas como socialismo, feminismoneoliberalismo e liberalismo. Veremos neste artigo o significado de ideologia, como se forma e alguns tipos.

Como se Forma uma Ideologia?

A ideologia é formada pelas condições materiais em que cada indivíduo se encontra. Se ele vive estado de desigualdade, sem direito a uma boa educação, meios de transportes de qualidade e moradia digna, provavelmente irá construir uma ideologia de acordo com as condições que vive.

Sua forma de lidar com as situações a sua volta será baseada em suas condições, e ele irá sustentar noções que reflitam sua realidade. No caso citado, é provável que sua ideologia busque reverter tal realidade.

O contrário também é verdade, como no caso de um outro indivíduo que possua as condições materiais contrárias ao anterior: uma boa escola, uma boa casa, condições de pagar um plano de saúde, viajar para conhecer culturas diferentes, uma boa alimentação. Nesse caso, ele provavelmente irá defender uma ideologia que mantenha suas condições atuais.

Tipos de Ideologia

Existem vários tipos de ideologia nos mais diversos campos, sendo algumas das mais citadas atualmente as seguintes: ideologia de gênero, ideologia na filosófica, ideologia de esquerda e ideologia de direita. Outros exemplos de ideologias que moldaram a sociedade atual são:

  • Ideologia Fascista: seu surgimento se deu durante a Segunda Guerra Mundial, onde dizia que, para fazer valer a ordem vigente, era preciso apoiar o nacionalismo e reprimir a oposição;
  • Ideologia Capitalista: tem como base o acúmulo de capital, o trabalho assalariado, a existência de propriedade privada e a livre concorrência;
  • Ideologia Socialista: oposta ao capitalismo, defende uma revolução popular a fim de garantir a distribuição dos bens e administração coletiva dos meios de produção;
  • Ideologia Democrática: essa ideologia diz que a manutenção do Estado é indispensável para que o povo possa ter acesso às condições básicas e necessárias de direito;
  • Ideologia Nacionalista: a ideologia nacionalista é aquela onde se valoriza a cultura da região em que o indivíduo vive.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.