O seu Dicionário Jurídico Online

Moral e Ética

A moral e ética são bastante confundidas pela sociedade, na qual os indivíduos aplicas ambas como se possuíssem o mesmo significado. Contudo, é importante saber diferenciar ética de moral para entender qual o verdadeiro significado de cada uma.

Já vimos aqui no dicionário direito sobre temas como desigualdade socialrelativismocorrupção. Hoje veremos um pouco sobre ética e a moral, tipos de moral e exemplos.

Moral e Ética

O conceito de moral e ética envolve o entendimento das pessoas em relação às regras sociais vigentes na sociedade, e caracteriza a percepção do indivíduo em relação ao conjunto de normas presentes na mesma.

Já a moral está relacionada com a cultura em que cada pessoa está inserida, ou seja, moral é um conjunto de regras adquirido através dos costumes de um determinado grupo.

São consideradas como concepções morais a honestidade, o respeito e a bondade, mas é importante saber que cada grupo de pessoas possui costumes diferentes. Sendo assim, não é correto apontar algo como imoral, já que o que pode ser imoral para um grupo, pode não ser para outro.

Exemplos de Moral e Ética

Podemos citar como um exemplo de moral e ética simples para compreensão da moral quando uma pessoa não houve determinados tipos de música com teor violento ou que possui insinuações sexuais, por acreditar que tal conteúdo iria ferir sua moral e ética.

Tipos de Moral Moral

Existem quatro princípios relacionados com o termo moral, os quais são denominados os tipos de moral conforme segue:

  • Imoralidade: o ato imoral é promovido por pessoas que sabem caracterizar moral, porém não obedecem a seus princípios.
  • Amoralidade: a atitude amoral é exercida por indivíduos que praticam sem ao menos saber quais são as características da moral, ou seja, pessoas não sabem ou não entendem o que quer dizer moral.
  • Moralismo: os moralistas são pessoas que costumam pregar sobre a moral e praticá-la rigorosamente, além de buscarem que todos os demais cumpram com os princípios da mesma.
  • Falso moralismo: quando o indivíduo que fala sobre moral e prega os bons costumes não pratica o que diz.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.