O seu Dicionário Jurídico Online

O que é Corrupção? Conceito, no Brasil, Participantes e Exemplos

A corrupção, também conhecida como corrompimento, é a conduta executada com intenção de avariar outra pessoa para se privilegiar. O ato é um crime, e pode trazer consequências significativas para o infrator.

Já vimos outros temas aqui no dicionário direito como facismo, fake news e anatocismo. Hoje veremos o conceito de corrupção e como ela acontece no Brasil.

Quando uma pessoa pratica uma ação que tem como consequência prejudicar outra para obter algum tipo vantagem, ela está cometendo um ato de corrupção.

Corrupção no Brasil

No Brasil, ela está bastante ligada ao suborno. A população brasileira constantemente tem acesso a notícias de corrupção no meio político como, por exemplo, em casos de lavagem de dinheiro e desvio de verbas públicas.

Quando promovida por agentes públicos, ela é sempre muito prejudicial para um país, já que reduz a capacidade dos governos de oferecer os serviços básicos que devem ser garantidos aos cidadãos.

Participantes

É possível identificar quatro tipos de atores dentro da corrupção, sendo eles: corruptor, corrompido, conivente e irresponsável.

Corruptor

O corruptor é a pessoa que oferta dinheiro, serviço ou bens para que a outra faça algo proibido perante a lei, a fim de proporcionar a si mesmo algum tipo de vantagem.

Corrompido

O corrompido é a pessoa com que o corruptor realizou a negociação de algum ato em troca de dinheiro, serviço ou bens, e aceitou a proposta mesmo sabendo que estaria infringindo a lei.

Conivente

O conveniente é aquele indivíduo que não faz parte da negociação, mas está ciente de que ela existiu ente o corruptor e o corrompido. Todavia, ao não realizar nenhuma denúncia nos órgãos responsáveis, o conivente está acobertando o ato e também infringindo a lei.

Irresponsável

O irresponsável é o indivíduo que possui um cargo de chefia ou superior ao corrupto, e que tem autoridade para estar a par de todos os acontecimentos. Porém, ele não fiscaliza corretamente, deixando que ocorra a corrupção.

Exemplos de Corrupção

Contudo, a corrupção também pode ser cometida pelos próprios cidadãos. Veja a seguir alguns exemplos de corrupção que costumam ser praticados no dia a dia:

  • Falsificar da carteira estudantil;
  • Sentar em locais reservados para idosos, gestante ou pessoas com deficiência;
  • Furar fila;
  • Falsificar assinaturas;
  • Emitir atestados falsos;
  • Sonegar impostos;
  • Entre vários outros.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.