Fake News
O termo “fake news” é uma expressão em inglês que pode ser traduzido para o português como “notícias falsas”. O mesmo é utilizado para caracterizar notícias tendenciosas, muitas vezes apresentadas por meio de manchetes, veiculadas através de imagens, fotos, textos ou áudios.
Já vimos anteriormente aqui no dicionário direito sobre o que é cidadania, anatocismo e comunicado. Veremos o hoje o significado de fake news.
Qual o Objetivo de uma Fake News?
O objetivo das notícias falsas é obter algum tipo de ganho político ou financeiro para um indivíduo ou grupo.
A utilização desse termo teve um grande aumento durante as eleições presidenciais dos Estados Unidos, em 2016, quando uma grande quantidade de conteúdo falso foi divulgado. O mesmo ocorreu durante a corrida presidencial no Brasil em 2018.
Com a constante mudança na tecnologia, a facilidade para espalhar qualquer informação está ficando cada vez mais simples.
Redes Sociais
As redes sociais como Twitter, Facebook, Whatsapp e Instagram são destaques quando se fala de fake news, justamente por serem lugares onde pessoas de diversas faixas etárias, índole e região têm a possibilidade de compartilhar, rapidamente, qualquer tipo de boato.
Para publicar informações falsas em redes sociais, é comum a criação de perfis falsos. Esses perfis disseminam determinada notícia, seja ela a respeito de políticos, tragédias, acidentes, tráfico, ou qualquer outra, fazendo com que ela se espalhe rapidamente para milhares de outros cidadãos.
Como identificar e se proteger das Fake News?
Especialistas compartilham algumas dicas para evitar o compartilhamento de notícias falsas através dos meios de comunicação. Algumas delas são as seguintes:
- Verificar a verdadeira fonte de onde vem à informação: antes de publicar uma notícia, é preciso analisar se o veículo é de confiança. Também é importante procurar a mesma notícia em outras fontes para averiguar se realmente as informações são corretas e batem coincidem.
- Não ler somente o título da matéria, e sim verificar todo o conteúdo para ver do que realmente se trata: é bem comum às pessoas colocarem um título falso em alguma matéria, mas só quando a notícia é aberta se torna possível identificar a divergência entre o título e o conteúdo.
- Verificar a data de postagem da notícia: pessoas que espalham as notícias falsas costumam pegar fatos passados e respostarem como se fossem recentes.
É necessário estar bem atendo antes de compartilhar uma informação, já que o ato de espalhar fake news pode trazer consequências para si mesmo e para terceiros, incluindo processos judiciais.