Inadimplência
O termo Inadimplência refere-se à incapacidade de se cumprir com um dever e/ou obrigação. No mercado financeiro, um indivíduo ou empresa inadimplente é aquele que não fez o pagamento de sua dívida.
Vimos também aqui no dicionário direito também sobre temas como Oferta e Demanda, Market Share, e Livro Caixa. Veremos agora o significado de Inadimplência, para que serve e como funciona.
Inadimplência Sinônimos
Seguem abaixo alguns sinônimos de inadimplência:
- Descumprimento;
- Inadimplemento;
- Incumprimento;
- Inexecução;
- Insolvabilidade;
- Insolvência.
O que Significa Estar Inadimplente?
Estar inadimplente implica em consequências para aquele que deve. O credor hipotecário, por exemplo, pode reaver a casa na ausência de pagamento da hipoteca.
A inadimplência gera uma marca negativa no relatório de crédito do devedor, sendo ele uma pessoa, uma empresa ou um país, e como consequência as chances de o devedor conseguir crédito novamente no futuro são substancialmente reduzidas.
Esta marca negativa pode impedir desde a obtenção de um novo cartão de credito ao financiamento de uma casa ou automóvel.
Existem diferentes tipos de inadimplência, entre elas estão:
Inadimplência em um contrato de futuros
A Inadimplência em um contrato de futuros ocorre quando um dos envolvidos não cumpre com algum termo do contrato que, geralmente, implica em não cumprimento do serviço no prazo estabelecido. A pessoa que oferece o serviço entra em “default” caso não consiga entregar o produto no prazo e a pessoa que contrata o serviço fica inadimplente se não pagar na data de liquidação.
Inadimplência nacional ou default soberano
A Inadimplência nacional ou default soberano é a inadimplência de uma nação e ocorre quando esta falha em pagar suas dívidas. A consequência de um país entrar em default é o encolhimento de sua economia, desvalorização de sua moeda e uma cascata de outros problemas que podem gerar uma séria crise financeira no país.
Inadimplência no Brasil
No a Inadimplência no Brasil, o número de inadimplentes chegou a 62 milhões de pessoas em 2018. Contudo, há também o caso de nações que se encontram em situação de inadimplência, as consequências têm um impacto muito maior.
Como o país é responsável pela manutenção de atividades essenciais para a sociedade, como saúde, educação e segurança, a não obtenção de empréstimos devido ao crédito negativo de um país pode impedi-lo de pagar o salário de seus servidores.