O seu Dicionário Jurídico Online

Inadimplência

O termo Inadimplência refere-se à incapacidade de se cumprir com um dever e/ou obrigação. No mercado financeiro, um indivíduo ou empresa inadimplente é aquele que não fez o pagamento de sua dívida.

Vimos também aqui no dicionário direito também sobre temas como Oferta e Demanda, Market Share, e Livro Caixa. Veremos agora o significado de Inadimplência, para que serve e como funciona.

Inadimplência Sinônimos

Seguem abaixo alguns sinônimos de inadimplência:

  • Descumprimento;
  • Inadimplemento;
  • Incumprimento;
  • Inexecução;
  • Insolvabilidade;
  • Insolvência.

O que Significa Estar Inadimplente?

Estar inadimplente implica em consequências para aquele que deve. O credor hipotecário, por exemplo, pode reaver a casa na ausência de pagamento da hipoteca.

A inadimplência gera uma marca negativa no relatório de crédito do devedor, sendo ele uma pessoa, uma empresa ou um país, e como consequência as chances de o devedor conseguir crédito novamente no futuro são substancialmente reduzidas.

Esta marca negativa pode impedir desde a obtenção de um novo cartão de credito ao financiamento de uma casa ou automóvel.

Existem diferentes tipos de inadimplência, entre elas estão:

Inadimplência em um contrato de futuros

Inadimplência em um contrato de futuros ocorre quando um dos envolvidos não cumpre com algum termo do contrato que, geralmente, implica em não cumprimento do serviço no prazo estabelecido. A pessoa que oferece o serviço entra em “default” caso não consiga entregar o produto no prazo e a pessoa que contrata o serviço fica inadimplente se não pagar na data de liquidação.

Inadimplência nacional ou default soberano

A Inadimplência nacional ou default soberano é a inadimplência de uma nação e ocorre quando esta falha em pagar suas dívidas. A consequência de um país entrar em default é o encolhimento de sua economia, desvalorização de sua moeda e uma cascata de outros problemas que podem gerar uma séria crise financeira no país.

Inadimplência no Brasil

No a Inadimplência no Brasil, o número de inadimplentes chegou a 62 milhões de pessoas em 2018. Contudo, há também o caso de nações que se encontram em situação de inadimplência, as consequências têm um impacto muito maior.

Como o país é responsável pela manutenção de atividades essenciais para a sociedade, como saúde, educação e segurança, a não obtenção de empréstimos devido ao crédito negativo de um país pode impedi-lo de pagar o salário de seus servidores.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.