O seu Dicionário Jurídico Online

Brainstorming

O Brainstorming é uma técnica para estimular ideias e soluções criativas por meio de uma discussão em grupo. É um processo por meio do qual um grupo tenta encontrar uma solução para um problema específico, agregando todas as opiniões ou sugestões espontâneas dadas por cada membro individualmente.

Já vimos também aqui no dicionário direito sobre os seguintes temas: 5W2H, commoditiescolaboradorpatrimônio. Hoje iremos ver o para que serve o Braninstorming, seu principal objetivo em uma reunião e como fazer um bom brainstorming.

Significado de Brainstorming

O significado de brainstorming pode ser entendido como “chuva de ideias”. Este nome se atribui a ação de reunir um grupo de pessoas que expõem suas ideias para solucionar um problema ou elaborar um projeto. Contudo, esta ferramenta pode ser aplicada em qualquer outro segmento de trabalho ou de vida.

Como Surgiu o Brainstorming?

O executivo de publicidade Alex F. Osborn começou a desenvolver métodos para a solução criativa de problemas em 1939, quando ficou frustrado com a incapacidade dos funcionários de desenvolver ideias criativas individualmente para campanhas publicitárias.

Em resposta, ele começou a organizar sessões de reflexão em grupo e descobriu uma melhoria significativa na qualidade e quantidade de ideias produzidas pelos funcionários.

Osborn primeiro chamou o processo de ideação organizada, que mais tarde foi apelidado pelos participantes como “sessões de brainstorm”.

Principal Objetivo do Brainstorming

O principal objetivo do brainstorming é conseguir o máximo de ideias possíveis para determinada aplicação para que desta forma possa ser avaliada a melhor solução para o projeto ou problema que deverá ser trabalhado.

Para chegar a este objetivo, os integrantes do grupo precisam apenas compartilhar suas ideias ou expressar sua opinião na frente de outros, e não precisam se preocupar com o quão realista ou viável a solução é.

Desta forma, as ideias devem ser expostas entre os membros mesmo que não pareça ser tão boa.

Como Fazer Brainstorming?

Para saber como fazer um bom brainstorming é necessário seguir as seguintes etapas:

  1. Antes de tudo, o líder / facilitador do grupo descreve o problema que requer uma decisão. O problema é claramente afirmado de forma que os membros possam entendê-lo facilmente e focar sua atenção direta nele.
  2. Uma vez definido o problema, pede-se aos participantes que compartilhem suas opiniões através das quais ele pode ser resolvido. Aqui, o objetivo é obter o maior número possível de ideias; sua viabilidade é verificada mais tarde.
  3. Os participantes devem divulgar suas ideias livremente, sem considerar nenhuma limitação financeira, legal ou organizacional.
  4. A avaliação das ideias é feita na etapa posterior. Portanto, qualquer crítica, julgamento ou comentário é estritamente proibido durante a sessão de brainstorming, e os participantes são instruídos a não se entregar a eles.
  5. Depois que a sessão de brainstorming termina, todas as ideias registradas são analisadas, discutidas e criticadas durante a sessão de avaliação, durante a qual a real viabilidade de uma ideia é verificada.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.