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5W2H

A ferramenta 5W2H é utilizada no meio administrativo das organizações, com a intenção de criar uma lista de verificação, mais conhecida como cheklist, de um projeto que precisa ser realizado. Sua função principal é identificar todos os pontos do projeto, de forma clara, para atingir o objetivo desejado.

Vimos aqui no dicionário direito sobre temas como commodities, colaboradorpatrimônio. Veremos agora o conceito de 5W2H e suas principais características.

Significado de 5W2H

O significado de 5W2H é composto por sete palavras da língua inglesa, sendo cinco palavras iniciadas com a letra W (What, Why, Where, Who, When) e duas com a letra H (How, How Much).

Para que o processo chegue a um resultado eficaz, é fundamental entender o passo a passo da ferramenta, visando sua correta aplicação e atingido a meta planejada. Assim sendo, o 5W2H composto pelas seguintes informações:

  1. What (o que?): na primeira etapa do processo, é questionado o que deve ser feito, visando como se tenha clareza sobre o que será feito. É o momento de identificar as etapas.
  2. Why (por que?): em seguida, é precisa entender o motivo pelo qual esse plano deverá ser executado, qual a justificativa para sua realização.
  3. Where (onde?): o terceiro passo questiona o local onde o processo será realizado. Fora ou dentro da empresa?
  4. Who (por quem?): é a hora de identificar quem será responsável pelo bom desenvolvimento do plano. Por quem o projeto será comandado?
  5. When (quando?): o quinto W questiona qual o tempo necessário para conclusão do projeto, pois é preciso que o mesmo tenha uma data de inicio meio e fim.
  6. How (como?): essa etapa visa entender como será feito o projeto, todos os recursos a serem empregados, sejam eles financeiros ou humanos, bem como os materiais e demais elementos necessários para seu desenvolvimento.
  7. How much (quanto?): para que o projeto tenha início e não seja interrompido por falta de recursos financeiros, é imprescindível realizar um levantamento para pontuar todos os gastos necessários. Assim, garante-se que tudo flua como planejado, tendo em vista que a empresa saberá o que irá gastar.

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