O que é Aviso Circular? Para que Serve? Como Fazer?
Um aviso circular é uma carta oficial, ou uma circular, emitida pelo chefe de uma repartição ou departamento para conseguir regulamentar e/ou padronizar as regras e as condutas internas, emitida para vários destinatários.
Na verdade, é uma norma jurídica gerada a partir de todos os níveis da administração pública (do Poder Executivo), na qual são definidas as padronizações de regras e condutas, ou seja, sua função é de comunicar estes padrões e regras entre os vários níveis da administração.
Provavelmente por isso leva o nome de “circular”, ou seja, indica a necessidade de divulgação para com seus destinatários, precisando transitar entre os mesmos eficazmente, para que todos possam tomar conhecimento das regras e definições ali contidas.
O que é Aviso Circular
Trata-se de uma norma jurídica que visa informar (avisar) os diversos níveis da administração pública das regras e padronizações de conduta que são previamente disponibilizas pela instituição.
São utilizadas para divulgar os assuntos de interesse geral sobre diversos fatos e/ou atos administrativos. Mesmo sendo de redação única, estas circulares são encaminhadas a diversos destinatários diferentes.
Elas podem ser:
- Impressas;
- Digitadas;
- Digitalizadas ou
- Fotocopiadas.
São encaminhadas geralmente pelo correio, telegrama, fonograma, e-mail ou fax. A escolha de uma ferramenta de divulgação em detrimento a outra depende muito do assunto e do nível que se pretende atingir.
Para que serve um Aviso Circular
As repartições públicas em seus diversos níveis hierárquicos precisam ser devidamente notificadas das regras internas e padrões de conduta que são previamente definidos pelo chefe da administração (do Executivo).
A ferramenta mais utilizada nestes casos são os Avisos Circulares, ou simplesmente circulares. O direito considera o as circulares como documentos legais emitidos pela instituição.
Estes avisos circulares possuem caráter obrigatório e só podem ser destinados aos subordinados à autoridade que os expediu.
Como fazer um Aviso Circular
Vamos saber agora como se compõe uma circular:
- O título (que é a própria palavra CIRCULAR), escrito em letras maiúsculas com a sigla do respectivo órgão expedidor e também do número do mesmo.
- Deve constar o local e a data correspondente e por extenso, que deve ser colocada na mesma linha do título.
- Deve constar o destinatário, com a inicial maiúscula.
- Citar o assunto da referida circular.
- O texto deve estar devidamente paragrafado, com a exposição do assunto da circular.
- Deve conter um fechamento de cortesia, com um “Atenciosamente” ao seu final.
- Finalizando, a devida assinatura, nome e o cargo da autoridade que escreveu a referida circular.
Modelo Pronto de Aviso Circular
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Seu principal intuito da circular (ou carta circular) é transmitir orientações, procedimentos, regras internas, normas e regulamentos ou apenas divulgar uma informação importante.
Conclusivamente, a circular nada mais é do que uma correspondência de caráter interno de uma instituição pública, enviada de uma única forma (correio, e-mail, etc.) simultaneamente a vários destinatários.