O seu Dicionário Jurídico Online

Tirar 2ª Via do Título de Eleitor

Para quem está buscando Como Tirar 2ª Via do Título de Eleitora primeira coisa a se fazer é juntar os documentos necessários e procurar o cartório eleitoral mais próximo para regularizar a sua situação para estar apto a votar nas próximas eleições.

Em outros artigos aqui do dicionário direito falamos sobre o que é  licença-paternidade , licença-maternidadetabela inss. Hoje veremos como tirar 2ª via do Título Eleitoral.

Como se sabe, o Título Eleitoral é instrumento democrático essencial para que o cidadão brasileiro eleja os seus representantes, que serão aqueles responsáveis pela luta dos seus direitos e garantias.

Como Tirar a 2ª Via do Título de Eleitor

De modo a agilizar o processo de obtenção do seu documento eleitoral, além de comparecer diretamente ao Cartório da Justiça Eleitoral, é permitido ao solicitante a realização de pré-cadastro através da internet, cabendo a ele, posteriormente, apenas buscar o seu título no cartório da comarca escolhida.

Quando optar por não se valer do pré-cadastro, o solicitante receberá protocolo emitido pelo cartório e deverá retornar em uma média de 5 dias para retirá-lo.

Documentos Necessários

Para obter o seu título de eleitor, será necessária, ainda, a apresentação de alguns documentos, como:

  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Carteira de identidade (RG);
  • Comprovante de Quitação do Serviço Militar (se homem)
  • Comprovante de Endereço.

Se você deseja ficar preparado para as eleições dos próximos anos, continue a leitura deste artigo e descubra como tirar a 2ª via desse importante documento para o dever do exercício democrático.

Vale dizer ainda que, não apenas no período das eleições é preciso estar com a posse do seu Título de Eleitor, já que ele é exigido também em outros momentos como na hora de tomar aposse em cargos públicos, tirar passaporte, realizar matrícula em colégios ou faculdades, dentre outros. Por isso, esteja sempre com o seu!

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.