O seu Dicionário Jurídico Online

Atacado e Varejo

No comércio, existem duas maneiras de adquirir produtos: atacado e varejo. Suas diferenças estão ligadas ao público alvo, ao valor das mercadorias e à quantidade mínima de produtos adquiridos em uma só compra.

Tratamos anteriormente aqui no dicionário direito sobre recrutamento e seleção, chefe e líderceoprograma 5sanalise swot. Hoje trataremos sobre a diferença entre atacado e varejo, o que são e suas principais características.

Antes de sair às compras, é necessário entender quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

O que é Atacado?

significado de atacado trata-se de um comércio cuja distribuição é realizada de pessoa jurídica para pessoa jurídica. O público-alvo do atacadista são empresas compram quantidades significativas de determinada mercadoria para revender a pessoas físicas.

Por isso, quase todos os atacadistas estipulam uma quantidade mínima de produtos a serem adquiridos em uma compra.

Como Funcionam as Redes Atacadistas?

Os atacadistas possuem um estoque amplo, realizam suas vendas apenas em grandes quantidades e oferecem ao seu público uma grande vantagem: valores mais baixos.

Para comprar desse tipo de fornecedor, é comum que seja exigido o CNPJ da empresa.

O que é Varejo?

significado de varejo pode ser interpretado como produtos que são vendidos para pessoas físicas, e não há quantidade mínima para compra.

Com isso, os preços acabam sendo menos atrativos do que nos atacadistas. Além de não possuírem um estoque muito grande, os varejistas não precisam necessariamente realizar cadastro de cliente para finalizar a venda.

O número de varejistas no Brasil é muito superior ao de atacadistas, já que são responsáveis pelo atendimento de grande parte dos consumidores.

Exemplos de Redes Varejistas

Redes de supermercado, farmácias, lojas de construções, lojas de imóveis, decoração, eletrodomésticos e postos de combustíveis, são alguns exemplos de estabelecimentos varejistas.

Além de empresas que só oferecem uma modalidade de compra, também já é possível encontrar estabelecimentos conhecidos como “atacarejos”.

O que é Atacarejo?

Os atacarejos são comércios que oferecem produtos tanto no atacado quando no varejo, visando atender a um público maior.

Geralmente o produto fica exposto nas prateleiras com dois valores, sendo um do varejo e outro do atacado, e o cliente escolhe como prefere comprar.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.