O seu Dicionário Jurídico Online

Agendamento do RG

O Agendamento RG é um procedimento feito para auxiliar quem precisa fazer o documento de Registro Geral (RG) ou retirar a segundo via, esse agendamento é feito pela internet e visa agilizar o processo, uma vez que ele requer alguns procedimentos antes.  

Em artigos recentes aqui no dicionário direito sobre Agendamento Carteira de Trabalho e Agendamento INSS. A seguir, veremos como fazer o agendamento RG online.

Como fazer o Agendamento do RG?

A internet se torna cada dia mais presente nas nossas vidas, sendo ela um meio que poderá facilitar e agilizar processos que eram muito mais lentos e burocráticos no passado.

Visando auxiliar o cidadão que precisa tirar a primeira ou segunda via do seu RG, os órgãos do governo costumam disponibilizar o agendamento prévio de serviços, otimizando a emissão do documento e reduzindo o tempo em filas de espera.

Agendamento RG São Paulo

Se você mora no estado de São Paulo, por exemplo, após um cadastro prévio no site do Poupatempo, onde colocará dados como nome e CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), será disponibilizada a opção de agendamento para obter a emissão da 1ª ou 2ª via da sua carteira de identidade.

Algumas informações devem ser prestadas para que o agendamento seja concluído, dentre as quais citamos a necessidade de mencionar se maior ou menor de 18 anos de idade, nacionalidade, o motivo que levou à solicitação da 2ª via do documento, selecionar qual a melhor unidade para realização do procedimento, etc.

Após completar esse formulário, o sistema online disponibilizará o calendário e o usuário poderá escolher a melhor data e horário para o seu comparecimento ao Poupatempo mais próximo, de forma a dar seguimento na obtenção do seu RG.

Agendamento em outros estados

Se o usuário residir fora do estado de São Paulo, basta entrar em contato com o Instituto de Identificação (IIRGD), que se encontra presente em todo o país ou com a prefeitura da sua cidade.

O RG será entregue na residência do solicitante ou então, se esse preferir, poderá retira-lo no posto da prefeitura ou Poupatempo mais próximo.

Taxas

Quanto às taxas cobradas pelo serviço de emissão de RG, a sua 1ª via é gratuita para todos os cidadãos, enquanto a 2ª via possui taxa de emissão e de entrega (no caso daqueles usuários que optarem por receber o documento em casa).

No estado de São Paulo, a taxa do serviço é de R$ 38,55 e a dos Correios é de R$ 9,09.

O pagamento poderá ser feito no ato do agendamento ou no atendimento, via boleto ou débito automático pelo internet banking.

Vale destacar que, em alguns casos, ocorre a isenção do pagamento das taxas acima mencionadas, como ocorre, por exemplo, para desempregados há mais de 3 meses, homens acima de 65 anos e mulheres acima de 60 anos quando são verificados  no prazo de 90 dias,  erros na digitação do RG, dentre outras hipóteses.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.