O seu Dicionário Jurídico Online

Congresso Nacional

O Congresso Nacional busca apoio no Senado e Câmara para montar sua Mesa Diretora, órgão deliberativo formado por senadores e deputados que ocupam cargos de presidente, vice-presidentes e secretários. Estes parlamentares se reúnem, anualmente, na capital federal de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro.

Outros encontros podem ocorrer de maneira extraordinária, com a convocação pelo Presidente da República, pelos Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal ou quando houver pedido da maioria dos integrantes das duas Casas que foram o Congresso Nacional, em caso de interesse público ou urgência.

Em outros artigos aqui do dicionário direito falamos sobre o que é  Poder Legislativo, Poder Executivo, Poder Judiciário, CNJ e Ministério Público. Hoje veremos um pouco sobre Congresso Nacional.

História do Congresso Nacional

Após uma longa história iniciada em 1891, com o fim da monarquia e o surgimento da República, o Congresso Nacional teve sua base firmemente instalada a partir da Constituição de 1988. O Congresso é a instituição política que exerce, no âmbito federal, as funções do Poder Legislativo.

O Rio de Janeiro mantinha a sede do Congresso Nacional, desde a Independência do Brasil até 1960, quando houve a transferência para Brasília, onde opera no Palácio Nereu Ramos, projetado por Oscar Niemeyer.

Em 2007, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) tombou o edifício, que, desde então, está compreendido no patrimônio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco).

Como Funciona o Congresso Nacional?

Esta Casa funciona pelo sistema bicameral, por meio do Senado Federal, formado por 81 senadores da República que representam todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal, e também a Câmara dos Deputados, integrada por 513 deputados federais.

Assim, alguns tipos de norma são submetidas para apreciação dos integrantes dessa estrutura, tais como emendas à Constituição Federal, leis federais complementares, ordinárias e delegadas, medidas provisórias e decretos legislativos federal.

Além disso, compete ao Congresso analisar e dispor, com a sanção do Presidente da República, sobre todas as matérias de competência da União, como sistema tributário, moeda, criação de ministérios, entre outras.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.