O seu Dicionário Jurídico Online

Comunidade dos Estados Independentes – CEI

A Comunidade dos Estados Independentes ou CEI trata-se de um bloco econômico fundado em 1991, composto inicialmente por 11 países membros, sendo uma de suas características os participantes também terem feito parte da extinta União Soviética (URSS).

Em artigos anteriores aqui do dicionário direito nós já tratamos sobre temas como: marxismomisoginiaideologia, e comunismo. Veremos neste artigo o o que é comunidade dos estados independentes – CEI, seu conceito, significado, países membros, sua economia e um breve resumo do tema.

Significado de Comunidade dos Estados Independentes

Para entender o que significa Comunidade dos Estados Independentes, temos que saber primeiro que sua origem advém da Rússia, do russo: Содружество Независимых Государств (СНГ), ou, como é pronunciado: Sodruzhestvo Nezavisimykh Gosudarstv.

É caracterizado por ser uma organização supranacional, tendo como participantes 11 repúblicas que faziam parte da extinta URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).

Comunidade dos Estados Independentes Países Membros

Os Países membros da Comunidade dos Estados Independentes são um total de 11 países, sendo 3 os países criadores: Rússia, Ucrânia e Bielorrússia.

Em seguida, os seguintes países ingressaram ao bloco: Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Moldávia, Quirquistão, Tadjiquistão, Uzbequistão, e também o Turcomenistão, que hoje compõe a comunidade apenas como membro associado.

No entanto, os países que compõem o bloco têm sido alterados de tempos em tempos, como ocorreu recentemente com a Geórgia, a qual não fazia parte do grupo inicial de países e veio a entrar depois, que se desligou em 2009 da comunidade.

Os países bálticos (Letônia, Estônia e Lituânia) são os únicos países que faziam parte da URSS e nunca se estabeleceram como membros do CEI.

Comunidade dos Estados Independentes Bloco Econômico

O bloco econômico Comunidade dos Estados Independentes hoje é composto por apenas 10 países, sendo eles:

  1. Armênia;
  2. Azerbaijão;
  3. Belarus;
  4. Cazaquistão;
  5. Moldávia;
  6. Quirguistão;
  7. Rússia;
  8. Tadjiquistão;
  9. Turcomenistão;
  10. Uzbequistão.
Nota: Importante ressaltar que apesar do Turquemenistão estar na lista de países membros atuais, ele é um membro associado não-oficial da comunidade.

Atualmente existem duas repúblicas que já fizeram parte dos países membros integrantes do bloco econômico, mas abandonaram o CEI:

Geórgia, que teve sua saída ocorreu em 18 de agosto de 2008;

Ucrânia, que se retirou do CEI em 19 de maio de 2018.

Movimentos Separatistas no CEI

Com o decorrer dos anos surgiu no CEI diversos movimentos separatistas, os quais causaram conflitos por conta da grande diversidade étnico/religiosa dos seus integrantes.

Conflitos entre a Rússia e a Geórgia por conta da Ossétia do Sul; e também entre a Rússia e a Ucrânia por disputarem a Criméia, acabaram colaborando para que houvesse a retirada destes países do bloco econômico.

Como Surgiu o CEI

A comunidade foi criada no dia 8 de dezembro de 1991 passando assim a existir o CEI. O acordo estabelecido teve como viés a união política impulsionada pelo à época presidente russo Boris Ieltsin, onde foi marcada a dissipação da URSS.

Haviam à época 15 repúblicas soviéticas, contudo 3 (três) delas se recusaram a entrar para o CEI.

CEI Objetivos

O principal objetivo da Comunidade dos Estados Independentes é a cooperação econômica entre os países soviéticos da extinta URSS e estabelecer um sistema econômico e de defesa entre seus Estados-Membros.

Essa cooperação entre as nações tornou-se imprescindível para a interdependência das nações soviéticas. Além disso, também há o objetivo de restaurar e desenvolver o vínculo de parceria que havia entre as nações da antiga URSS.

Com o final da Guerra Fria em setembro de 1991, os países que compunham as repúblicas soviéticas vinham acompanhando uma brusca mudança político-econômica na URSS, o que desencadeou o movimento e criação de vários blocos econômicos na União Europeia, e com eles veio a formação do CEI.

Através da Comunidade dos Estados Independentes o exército de cada nação estaria preparado para fortalecer todo o bloco, o que se propõe a garantir um maior poderio militar para todo o CEI.

Além disso, a ajuda mútua Econômica e Política entre os países membros garantiria maior estabilidade financeira e geopolítica entre as nações agregadas à proposta.

Diferença entre CEI e URSS

A principal diferença entre CEI e URSS é que no CEI – Comunidade dos Estados Independentes cada país deveria deter sua própria soberania e que o CEI foi justamente por a URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ter se extinguido.

Comunidade dos Estados Independentes Resumo

A seguir faremos um resumo sobre a Comunidade dos Estados Independentes contendo uma listagem com as principais características do Bloco Econômico CEI:

  • O significado da sigla CEI é Comunidade dos Estados Independentes;
  • A Comunidade dos Estados Independentes foi criada em 8 de dezembro de 1991 em Viskuli, Bielorrússia;
  • Foi composto inicialmente por 11 países membros e atualmente por 9 membros oficiais e 1 associado não oficial;
  • O CEI é formado atualmente por 10 repúblicas das 15 ex-repúblicas que formavam a União Soviética;
  • As 10 Repúblicas que fazem parte do CEI atualmente são: Armênia; Azerbaijão; Belarus; Cazaquistão; Moldávia; Quirguistão; Rússia; Tadjiquistão; Turcomenistão; Uzbequistão.
  • O objetivo do CEI é criar um sistema econômico e de defesa entre seus Estados-Membros;
  • A Geórgia e a Ucrânia saíram da comunidade em 2008 e 2018, respectivamente;
  • Foi criado pelos países Rússia, Ucrânia e Bielorrússia;
  • A Rússia possui hegemonia (supremacia) no grupo por seu poderio militar, econômico e de suas condições na geopolítica Mundial;
  • O significado da sigla URSS é União das Repúblicas Socialistas Soviéticas;
  • A URSS surgiu em 1922 e foi criada pelos bolcheviques, os quais eram liderados por Lênin como uma das consequências causadas pela Revolução Russa, ocorrida em 1917;
  • Estruturalmente sua base administrativa possui 2 conselhos, sendo um deles formado por chefes de Estado e o outro por chefes de Governo;
  • As reuniões da Comunidade dos Estados Independentes ocorrem a cada 3 meses;
  • Há uma tendente em que os países que fazem parte do CEI busquem mais autonomia Política, Econômica e Militar;
  • Em 2011 foi anunciada a criação da zona livre de comércio, a qual fazem parte 9 países: Armênia, Rússia, Ucrânia, Bielorússia, Cazaquistão, Moldávia, Quirguistão e Tajiquistão;
  • A População estimada do CEI é de 238 Milhões de habitantes;
  • O PIB do CEI é de aproximadamente US$ 588 Bilhões;
  • Em se tratando de Km², a junção de todos os países membros da Comunidade dos Estados Independentes possui uma área de 22.028.629 km².

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.