O seu Dicionário Jurídico Online

Etnocentrismo

Etnocentrismo é um termo usado quando um grupo de pessoas que possui um determinado costume considera que seus costumes, ou seja, sua cultura é melhor do que as demais. A palavra é formada pelo prefixo “ethnos”, palavra grega que significa cultura ou tribo, acrescida de centrismo, que significa no centro.

Em temas anteriores aqui no dicionário direito tratamos sobre temas como feminismo, neoliberalismo e liberalismo. Veremos neste artigo o significado de etnocentrismo, como ocorre e alguns exemplos.

Como Ocorre o Etnocentrismo?

Etnocentrismo significado: trata-se da ideia de que que uma cultura está no centro de tudo.

Essa visão pode se manifestar em julgamentos sobre a forma de se vestir, a crença religiosa, a forma de se alimentar (seja consumindo determinado alimento ou na forma de preparar), a maneira de andar, a cor da pele, os estilos musicais, entre diversas outras marcas que identificam um indivíduo.

A atitude etnocêntrica acaba sendo bastante prejudicial, já que pode sair do estranhamento entre pessoas de costumes diferentes e se transformar em hostilidade.

O ato de hostilizar algo em consequência de uma generalização ou simplesmente por ser diferente pode ser chamado de preconceito que, nesse contexto, é caracterizado pela discriminação de diferenças apresentadas por outros.

Pessoas que praticam atos etnocêntricos não são doentes, por isso não é possível que a área da saúde receite medicamento e façam acompanhamentos médicos.

A melhor maneira de combater o etnocentrismo é se aprofundando em informações, fazendo um exame crítico sobre os fatos.

Relativismo Cultural

Uma alternativa dada para combater esse fenômeno é chamada de relativismo cultural.

O termo relativismo cultural é uma perspectiva antropológica que busca que os indivíduos não julguem os demais pela sua própria experiência, mas sim que entendam que tudo é questão de ponto de vista, e que é importante se colocar no lugar do outro para aprender a respeitar os seus valores e crenças.

Exemplos de Etnocentrismo

Alguns exemplos de etnocentrismo são:

  • Menosprezar um funk enquanto estilo musical;
  • Generalizar pessoas de alguma etnia (como utilizar “japa” para definir todos os asiáticos);
  • Rechaçar praticantes de religiões de matriz africana, subjugar grupos indígenas por considera-los menos desenvolvidos, entre outros.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.