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Benchmarking

O benchmarking é um processo de medir o desempenho dos produtos, serviços ou processos de uma empresa em relação aos de outra empresa considerada a melhor do setor, também conhecida como "a melhor da categoria".

Em outros artigos no dicionário direito tratamos também sobre brainstorming, 5W2Hcommoditiescolaborador. Hoje iremos ver o para que serve o benchmarking, seus tipos, seu processo e significado.

O objetivo da avaliação de desempenho é identificar oportunidades internas de melhoria.

Estudando empresas com desempenho superior, detalhando o que possibilita esse desempenho superior e comparando esses processos à maneira como sua empresa opera, empresas podem implementar mudanças que produzirão melhorias significativas.

Isso pode significar ajustar os recursos de um produto para corresponder mais à oferta de um concorrente, alterar o escopo dos serviços oferecidos ou instalar um novo sistema de gerenciamento de relacionamento com clientes para permitir comunicações mais personalizadas com os clientes.

Tipos de Benchmarking

Existem quatro principais tipos de benchmarking: interno, competitivo, funcional e genérico.

  • Benchmarking interno é uma comparação de um processo com um processo semelhante dentro da organização.
  • Benchmarking competitivo é uma comparação direta de entre concorrentes de um produto, serviço, processo ou método.
  • Benchmarking funcional é uma comparação a práticas similares ou idênticas dentro da mesma função fora do setor imediato.
  • Benchmarking genérico conceitua amplamente processos ou funções não relacionados que podem ser praticados da mesma maneira ou de maneira semelhante, independentemente do setor.

Processo de Benchmarking

O processo de benchmarking pode ser feito em 5 passos simples, mas detalhados:

  1. Escolha um produto, serviço ou departamento interno para comparar
  2. Determine quais as melhores empresas da categoria – com quais organizações você comparará sua empresa
  3. Reúna informações sobre o desempenho interno ou métricas dessas empresas
  4. Compare os dados das organizações, a sua e as melhores do mercado, para identificar lacunas no desempenho da sua empresa
  5. Adote os processos e políticas em vigor entre as empresas com melhor desempenho

As oportunidades de melhoria oferecidas pelo benchmarking podem ser contínuas ou dramáticas. A melhoria contínua é incremental, envolvendo apenas pequenos ajustes para obter avanços consideráveis.

A melhoria dramática só pode ocorrer através da reengenharia de todo o processo interno de trabalho.

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