O seu Dicionário Jurídico Online

Diretoria Empresarial

A diretoria de uma empresa é o órgão encarregado de organizar, planejar e orientar a aplicação dos recursos da mesma. O CEO – Chief Executive Officer, também chamado de Diretor Executivo, é o responsável por esse setor, e responde pelo andamento da organização como um todo.

Vimos aqui no dicionário direito sobre publicidade e propaganda, atacado e varejorecrutamento e seleção. Hoje veremos o que faz a diretoria da empresa.

Diretor Executivo – CEO – Chief Executive Officer

O CEO (Chief Executive Officer), também conhecido como diretor executivo, é o profissional encarregado de tomar todas as decisões importantes para o bom desenvolvimento da organização em que atua.

Além de influenciar e dirigir os demais colaboradores, ele deve atribuir funções para que todos consigam alcançar as metas estipuladas.

Para se tornar CEO, é necessário que o profissional tenha um amplo conhecimento sobre a área empresarial e que conheça todos os setores da organização (financeiro, administrativo, marketing, contábil, etc.).

Também é indispensável que ele tenha uma excelente formação (Graduação, pós-graduação, MBA e línguas), seja visionário, otimista e saiba lidar com situações de crise.

Responsabilidades da Diretoria da Empresa

As principais atividades desenvolvidas pela diretoria são:

  • Identificar oportunidades: utilizar meios a favor da empresa, aproveitar todas as oportunidades transformando os obstáculos em ponto positivo para a organização.
  • Planejamento estratégico: realizar aplicação de metodologias capazes de fazer com que toda a equipe alcance as metas e os objetivos que foram traçados.
  • Utilização de recursos: cuidar de todos os recursos da organização, evitando o desperdício e aumentando a produção a equipe. Dentre esses recursos estão: papel, tinta, cola, caneta, tempo de execução de uma tarefa pelo funcionário, máquinas e equipamentos, consumo de energia, e outros.
  • Gerenciamento de mão de obra: auxiliar o RH – Recursos Humanos a realizar contratações mais assertivas de profissionais que se identifiquem com os objetivos da empresa.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.