O seu Dicionário Jurídico Online

Guia de Táxi

A guia de táxi é o cadastro pessoal que os novos motoristas precisam fazer para começar a exercer a atividade. Também conhecido por CONDUTAX esse documento intransferível é obtido no Departamento de Transportes Públicos.

Se um dia já pensou em ser taxista provavelmente já deve ter ouvido falar da guia de táxi. Leia o texto até o final e saiba mais sobre a sua importância e o que fazer para conseguir obter esse documento obrigatório para trabalhar com táxi.

Para que serve a guia de táxi?

A guia de táxi ajuda os órgãos de trânsito e demais departamentos envolvidos a ordenar o serviço de táxi que é prestado ao cidadão. Assim, são minimizados os eventuais casos de motoristas fora da atividade e transporte pirata.

A regularização da atividade passa segurança ao usuário que pode confiar no serviço oferecido, porque sabe que os condutores estão aptos a realizar a função.

Como Tirar uma Guia de Táxi?

A primeira coisa a fazer é se matricular em um curso específico para obter o CONDUTAX.

Chamado de Curso Especial de Treinamento e Orientação o treinamento é oferecido em escolas que tenham autorização do Departamento de Transportes Públicos (DTP) ou no próprio Centro de Educação de Trânsito da CET, o CETET.

Se preferir a segunda opção o interessado deve entrar em contato por telefone ou e-mail para se inscrever.

Como é o curso para guia de táxi?

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego, o curso de formação deve ter 46 horas e a carga horária é dividida em 10 manhãs.

Qual o conteúdo do curso?

  • Legislação específica para serviço de táxi;
  • Direção Defensiva;
  • Relações Humanas;
  • Primeiros Socorros.

Fiz o curso, e agora?

Após realizar o treinamento o motorista deve ir ao DTP apresentar a documentação exigida (original e cópia) além de pagar o valor da emissão do cadastro.

Documentos para obter a guia de táxi

  • RG;
  • CPF;
  • CNH profissional;
  • Comprovante de residência;
  • Certidões de Distribuição e Execução Criminal;
  • Certificado de conclusão do Curso Especial de Treinamento e Orientação.

Em quanto tempo recebo a guia de táxi?

Após o pagamento do serviço e da entrega da documentação o processo é rápido. Assim, o Condutax é emitido e entregue no mesmo dia.

A guia de táxi tem validade?

Sim, a guia para trabalhar como taxista possui validade de cinco anos. Se acaso a carteira de motorista do condutor for vencer antes do prazo, ele precisa pedir a renovação da guia de táxi no mesmo período da renovação da carteira de motorista.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.