O seu Dicionário Jurídico Online

Cartão Cidadão

O cartão cidadão é uma facilidade criada no intuito de garantir que o cidadão tenha acesso simplificado aos seus benefícios sociais ou trabalhistas. Além de ser mais rápido, torna-se mais segura a obtenção desses benefícios.

Anteriormente aqui no dicionário direito falamos sobre o que é tirar 2ª via do Título, Agendamento RGAgendamento CTPStabela inss. Agora veremos o que é cartão cidadão, para que serve.

O que é e Para que Serve o Cartão Cidadão?

Explica-se: a partir do seu cartão cidadão é possível obter as parcelas do seu seguro desemprego, bem como de outros benefícios como FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), PIS e abono salarial.

Vale dizer que só é permitida a emissão do cartão cidadão para aqueles indivíduos que, de fato, possuam algum benefício a receber através da rede da Caixa Econômica Federal.

E, para aqueles que possuem benefícios pendentes, não necessariamente é preciso a emissão do cartão cidadão, já que esses benefícios podem ser solicitados por meio do site da Caixa.

Telefone Cartão Cidadão

A emissão do cartão cidadão pode ocorrer pelo telefone 0800-726-0207 ou, ainda, em qualquer Agência da Caixa.

É importante que o usuário esteja na posse do seu número NIS, assim o processo poderá ser mais ágil. O NIS do trabalhador, que é o mesmo que PIS, NIT ou Número de Identificação Social também é exigido para que o solicitante consulte saldo do FGTS.

Descobrir NIS e Extratos FGTS

Para descobrir o NIS, o solicitante poderá se valer dos extratos do FGTS enviados pela Caixa Econômica Federal, verificar no seu próprio Cartão Cidadão ou na carteira de trabalho.

Para fazer a senha do cartão cidadão, será preciso comparecer a uma das agências portando CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), Carteira de Habilitação, RG ou algum dos documentos elencados no site da Caixa Econômica Federal e que respeitem as condições exigidas.

O cartão cidadão corresponde, assim, a um cartão magnético emitido pela Caixa Econômica Federal e que permite ao solicitante verificar seu Saldo PIS, do FGTS, dentre outros benefícios sociais e trabalhistas.

Para maiores informações, consulte: Cartão Cidadão – Caixa.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.