O seu Dicionário Jurídico Online

Consultar FGTS

Para quem deseja consultar FGTS a boa notícia é que dá para realizar o procedimento sem sair de casa! Confira nesse artigo como realizar a consulta passa a passo.

Em outros artigos aqui do dicionário direito falamos sobre o que é  licença-paternidade , licença-maternidadetabela inss. Hoje veremos um pouco como  consultar meu FGTS.

Como Consultar o Extrato do FGTS?

Veja abaixo o passo a passo para consultar seu saldo do FGTS:

  1. Basta acessar o link consulta fgts caixa informar o número do NIS e efetuar o cadastro da senha;
  2. Após aceitar os termos do regulamento, o usuário deverá preencher os campos com os seus dados pessoais;
  3. No próximo passo é necessário criar uma senha de até 8 dígitos. Feito isso, o trabalhador será notificado do cadastro;
  4. Por fim, para consultar o seu FGTS, resta apenas o preenchimento dos campos e apertar OK.

Vale dizer, ainda, que é possível utilizar um serviço gratuito de mensagens SMS, em que o trabalhador passa a ficar informado da regularidade dos depósitos do FGTS pelo seu empregador.

Além das informações mensais sobre os depósitos, o seu usuário também receberá o saldo atualizado do seu Fundo de Garantia.

O que é FGTS?

O FGTS é um direito constitucionalmente garantido pelo artigo 7º da Carta Magna de 1988 não apenas aos trabalhadores regidos pela CLT, como também àqueles trabalhadores rurais, temporários, avulsos, etc. Observe abaixo a dicção legal que regula o tema:

Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

III – fundo de garantia do tempo de serviço;

Durante o contrato de trabalho, sempre é importante que o trabalhador esteja atento aos depósitos no valor de 8% do seu salário realizados pelo seu empregador.

Assim, percebendo qualquer irregularidade, ele poderá comunicar seu empregador e tentar solucionar seu problema pela via extrajudicial, sem necessidade de contribuir com a gigantesca demanda da máquina do judiciário ao ingressar com reclamação trabalhista após findo o contrato de trabalho.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.