O seu Dicionário Jurídico Online

O que são PIS e NIS? Qual a Diferença? Para que Serve?

Criado em 1970, o Programa de Integração Social ou PIS se trata de uma contribuição tributária de caráter social, sendo administrado pelo Ministério da Fazenda e pago pela Caixa Econômica Federal.

Responsável por financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono salarial e participação na receita dos órgãos e entidades, o PIS é uma contribuição que deve ser paga pelas Pessoas Jurídicas de Direito Privado.

Destaca-se que as microempresas e as empresas de pequeno porte que se enquadram no cadastro do Simples Nacional ficam desobrigadas de arcar com o pagamento do PIS.

Para que serve o PIS?

Para que o trabalhador tenha direito ao PIS ao ingressar no seu primeiro emprego, é preciso a realização de um cadastro e preenchimento de determinados requisitos.

Na sua CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), o número do PIS constará na contracapa ou será impresso na primeira página. Vale dizer que cada trabalhador tem um número próprio e intransferível.

Quando se trata de empresa pública, tem-se o denominado PASEP ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, que possui a mesma função que o PIS e, não raro, essas siglas são mencionadas em conjunto.

Diferença entre PIS, NIS e NIT? Você sabe do quê se trata?

Embora com siglas diferentes, o PIS e o NIS (também chamado de NIT) são o mesmo número.

Assim, a diferença entre as siglas é que, enquanto o PIS é gerado no primeiro emprego do obreiro, o NIS é gerado por uma base de dados chamada Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Para ter acesso ao CNIS, o usuário poderá acessar o site da Previdência Social: http://www.previdencia.gov.br/.

Vale dizer ainda que esses números são necessários para que o trabalhador esteja apto a consultar o saldo das contas do FGTS.

Ciente do número do PIS ou NIS, esse saldo poderá ser consultado através do site da CAIXA ou pelo aplicativo do FGTS.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.