O que é Ata? Para que Serve? Como Fazer? Modelo Pronto

Uma Ata trata-se de um documento que contem o registro escrito (ou digitado) dos fatos ocorridos em uma reunião de profissional ou reunião de igreja. Também costumam ser utilizadas em assembleias (dos moradores de um prédio, por exemplo).

Após falarmos sobre o que é: regulamento e aviso circular, chegou a hora de conhecermos um pouco sobre atas.

O que é uma Ata

As atas são documentos textuais, escritos que possuem o registro dos assuntos abordados em reunião, seja de uma empresa, de uma ONG, ou mesmo de um condomínio.

Servem como registros legais do que foi tratado em uma reunião, para garantir o fiel cumprimento do que ali foi acordado.

No direito elas servem como fundamento legal de validade do que foi decidido. São utilizadas principalmente em ambientes empresariais.

Para que Serve uma Ata

ata serve para armazenar os registros de assembleias e reuniões. Sua utilização geralmente é formal, e deve conter um conjunto de itens para serem caracterizadas como ata.

Caso possua sentido figurado, ou figurativo, a ata também poderá representar uma crônica, resenha ou relato, baseados nos fatos verídicos ocorridos.

Este tipo de documento é similar a: resumos, súmulas, registros e relatórios. No entanto, estes possuem suas próprias características formais de produção e utilidade.

Como Fazer uma Ata

Para ser considerada uma ata, o documento deve conter um apanhado de itens, os quais são exigências formais para a qualidade deste documento, para se formar o texto técnico.

Uma ata de reunião formal ou ata de reunião de igreja, ou uma ata de assembleia deve ser constituída pelas seguintes partes:

  1. Abertura da Reunião: indica a data, horário, local e o nome da entidade que está reunida;
  2. Legalidade da Reunião: a legalidade da reunião exige que haja quórum, de acordo com o estatuto. Caso não haja quórum, a reunião deverá ser cancelada e realizada em outra data;
  3. Expediente da Reunião: é o registro que informa os nomes dos membros presentes na reunião, e no caso de ausências (justificadas). Aqui também estão presentes avisos e outros informes.
  4. A Ordem do Dia: trata-se do corpo do texto, sua parte central, no qual consta todo o registro da reunião (ou assembleia), com as informações discutidas durante o evento. Deve ser escrita em ordem cronológica. Aqui também se registram a votação, o seu resultado e os pontos postos para voto.
  5. Desfecho e Encerramento: após o tratamento de todos os pontos se elabora o desfecho e/ou encerramento da ata.

Regras para Criação de uma Ata

  • Não devem conter abreviaturas;
  • Também devem haver separação por parágrafos ou alíneas;
  • Números devem ser escritos por extenso;
  • Não devem conter corretivos, rasuras ou emendas no texto;
  • Os verbos devem ser usados no pretérito perfeito;
  • Para corrigir erros deve-se fazer uso de partícula retificadora.

Modelo Pronto de Ata

Titulo da Ata

Local e Data: São Paulo, 01 de Janeiro de 2099.

Tópicos da Reunião (Agenda)

Tempo da reunião          Tópico da Agenda           Apresentador

Itens de Discussão: item 1, item 2, item 3…

Itens a serem discutidos durante a reunião.

Discussão da reunião:

Aqui deverá ser descrito (narrado) todos os apontamentos que foram realizados durante a reunião (ou assembleia). Seja esta reunião empresarial, de uma igreja ou de um condomínio.

Conclusão da Reunião:

Na conclusão deverão ser descrito um resumo do que foi discutido e o que foi acordado.

2 Comentários
  1. Carla Patrícia da Silva Diz

    a ATA pode ter espaço de uma folha para a outra?

  2. Camila Diz

    Os tópicos devem pular uma linha entre eles?

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