Ad Aeternum
O termo Ad Aeternum trata-se de uma expressão em latim que diz respeito a algo eterno, que durará pela eternidade, trata-se de uma locução verbal e sua sonoridade, ou seja, como lemos o termo é /ad etérnum/.
Veja também outros temas abordados aqui no dicionário direito onde abordamos outros temas como Aberratio Ictus, Common Law, e Embargos de Declaração. Neste texto veremos o Ad Aeternum significado jurídico, a utilização também na área jurídica e exemplos de frases e situações em que o termo pode ou deve ser empregado.
Ad Aeternum Significado
O termo Ad Aeternum originado do latim, faz referência a algo que durará para sempre, um o direito à vida, por exemplo. Faz referência a algo que diz respeito à eternidade, que não tem fim, infinito.
O termo utilizado no cotidiano jurídico continua com o significado gramatical de “até a eternidade”, “para sempre”.
Ad Aeternum no Direito
O termo Ad Aeternum está entre as expressões em latim mais utilizadas no Direito. Outros termos jurídicos em latim podem ser encontrados aqui.
Agora que você entendeu um pouco sobre o significado da expressão latina, vamos a alguns exemplos para ilustrar sua utilização no cotidiano.
Ad Aeternum Exemplos
Vamos elencar algumas situações exemplificativas em que faria sentido utilizar a expressão Ad Aeternum no cotidiano jurídico.
- A defesa não pode recorrer ad aeternum, já que, cabe ao Tribunal a verificação de uma condenação injusta ou não, a defesa deve seguir os ritos daquele julgamento.
- O direito ao recebimento de auxílios financeiros determinados em âmbitos jurídicos podem ser ad aeternum, ou não, a depender das leis que envolvem o caso específico daquela determinada pessoa.
- O casamento poderá criar responsabilidades ad aeternum entre os cônjuges.
Ou seja, a expressão pode ser utilizada em artigos científicos, em defesas ou petição inicial, cabe a você verificar se realmente faz sentido a utilização depois do que expusemos neste artigo. Esperamos ter lhe ajudado!