O seu Dicionário Jurídico Online

Símbolos da Justiça

Os principais símbolos da Justiça: são a mulher vendada que segura em sua mão esquerda uma balança e em sua mão direita uma espada a mulher é a deusa grega Têmis que representa a justiça.

Vimos aqui no dicionário direito sobre deusa da justiça, balança da justiçaletra da leijuízo de valor. Hoje veremos o quais os símbolos da justiça.

Qual o símbolo que representa a justiça?

O símbolo que representa a justiça é a deusa Têmis que está vendada segurando a balança da justiça e a espada da justiça.

Quais são os três símbolos da justiça e seus significados?

  • Mulher Vendada: deusa da justiça (Têmis), a venda significa a imparcialidade que as se deve ter ao se tratar das causas no direito;
  • Balança da Justiça: Representa e a ponderação que se deve ter na hora de pensar o direito, os argumentos a favor ou contra os envolvidos nos processos;
  • Espada da Justiça: Representa o poder atribuído ao peso que o direito tem sobre os julgados, no sentido da soberania do que foi decidido, em detrimento à aprovação ou não de quem foi julgado.

Porque o símbolo da justiça é uma mulher?

Desde a antiguidade a justiça é atribuída a mulheres no Egito era Maat,  que curiosamente seu nome dá origem a palavra magistrado.

Ela também era retratada com uma espada em sua mão direita e recebeu uma versão em que era chamada de Justiça onde recebeu à venda nos olhos.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.