O seu Dicionário Jurídico Online

Patrimônio Líquido

O Patrimônio Líquido ou PL, trata-se do resultado da diferença entre todos os ativos e passivos que uma empresa possui. Trata-se da riqueza que uma organização possui após descontar seu saldo devedor, bens e direitos. É a dívida da empresa para com seus sócios, o qual é utilizado apenas para se referir à pessoa jurídica. 

Já tratamos aqui no dicionário direito sobre avalista e fiadorMatéria Prima, e Gestão. Veremos agora a diferença entre avalista e fiador.

Bens e Direitos

Os bens de uma organização são divididos em tangíveis, intangíveis, móveis e imóveis, estando inclusos nessa divisão os terrenos, carros, dinheiro, estoque, utensílios, marca, patente, entre outros.

Por sua vez, os direitos são todos os benefícios que a empresa tem de receber, a exemplo das vendas a prazo. Já as obrigações são todas as dívidas que a empresa possui como água, energia, impostos, funcionários.

Patrimônio Líquido e o Balanço Patrimonial

Para melhor entender o que é o patrimônio liquido, é importante saber o que é balanço patrimonial.

O balanço patrimonial é do que um relatório realizado pela área contábil de uma organização para demonstrar toda a movimentação financeira da mesma dentro de um determinado período, e serve como um instrumento para tomada de decisões dos sócios.

O balanço é dividido em ativo (bens e direitos) e passivo (obrigações). Dentre as informações financeiras que constam no relatório está, na parte referente ao passivo, o patrimônio líquido.

Composição do Patrimônio Líquido

O patrimônio líquido é composto por capital social, capital social subscrito, capital social realizado, a realizar, reserva de capital, reservas de lucro, ajustes de avaliações patrimoniais, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.

Veja também: Simples Nacional

Fórmula do Patrimônio Líquido Como Calcular

Para conseguir calcular o valor do patrimônio liquido utiliza-se a seguinte fórmula:

Ativo – Passivo = Patrimônio Líquido

Tal valor pode ser negativo ou positivo, variando de acordo com as vendas e as obrigações mensais.

Através dele, é possível saber se a empresa está dando lucro ou prejuízo.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.