O seu Dicionário Jurídico Online

Oferta e Demanda

Na economia, oferta e demanda é a relação entre a quantidade de uma mercadoria que os produtores desejam vender e a quantidade de consumidores que desejam comprar. É o principal modelo de determinação de preços utilizado na teoria econômica.

Tratamos aqui no dicionário direito também sobre temas como Market Share, Livro CaixaPatrimônio. Veremos agora o conceito de Oferta e Demanda, para que serve e como funciona.

O preço de uma mercadoria é determinado pela interação entre oferta e demanda em um mercado. O preço resultante é chamado de preço de equilíbrio, e representa um acordo entre produtores e consumidores do produto.

Em equilíbrio, a quantidade de um bem fornecido pelos produtores é igual à quantidade demandada pelos consumidores.

Sazonalidade

A quantidade de uma mercadoria demandada depende do preço desse produto e, potencialmente, de muitos outros fatores, tais como o preço de outros produtos, a renda e as preferências dos consumidores e o efeito da sazonalidade.

Por sua vez, a quantidade de uma mercadoria que é fornecida no mercado depende não apenas do preço obtido pela mercadoria, mas também de fatores como o preço dos bens substitutos, a tecnologia de produção e a disponibilidade e custo da mão de obra.

Oferta e Demanda e o Mercado

É função do mercado igualar demanda e oferta através do mecanismo de preço. Se os compradores desejarem comprar mais bens do que a quantidade disponível pelo preço vigente, o preço dos produtos tenderá a aumentar.

Se eles quiserem comprar menos do que está disponível pelo preço vigente, os fornecedores irão abaixar os preços. Assim, há uma tendência a se mover em direção ao preço de equilíbrio.

Essa tendência é conhecida como o mecanismo de mercado, e o equilíbrio resultante entre oferta e demanda é chamado de equilíbrio de mercado.

A medida da capacidade de resposta da oferta e da demanda às mudanças no preço é chamada de elasticidade do preço da oferta ou da demanda, e é calculada como a razão entre a variação percentual na quantidade fornecida ou exigida e a variação percentual no preço.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.