O seu Dicionário Jurídico Online

Insumo

Insumo é um termo empregado para caracterizar todos os fatores utilizados em uma produção. Ou seja, insumo é todo o material necessário para realizar a fabricação de um produto e até mesmo para a prestação de um serviço, mas não necessariamente faz parte do resultado final.

Vimos também aqui no dicionário direito também sobre temas como Inadimplência, Oferta e Demanda, e Market Share. Veremos agora o significado de insumo, para que serve e como funciona.

Apesar de ser bastante confundido com matéria prima, eles são diferentes um do outro.  A matéria-prima é todo material base utilizado na fabricação, fazendo parte do produto final (exemplo: algodão, madeira, leite, entre outros).

Sendo assim, a matéria-prima está inevitavelmente agregada ao produto, enquanto o insumo pode ou não estar.

Existem diversos tipos de insumo, tais como: hospitalar, agropecuário, farmacêutico, industrial, alimentar, entre outros.

Podem ser citados como exemplos gerais todos os tratores utilizados em uma plantação, os colaboradores de uma organização, a máquina de costura utilizada na fabricação de roupas, a máquina de colher alimentos, a água empregada na lavagem da matéria-prima, entre inúmeros outros componentes.

Classificação e Tipos de Insumos

Os insumos são classificados em três categorias: biológicos, químicos ou minerais e mecânicos. Eles são caracterizados da seguinte maneira:

  • Insumo Biológico: são aqueles de origem animal ou vegetal, a exemplo do sangue de animal, extrato de plantas, adubos e sementes.
  • Insumo químico ou mineral: são aqueles encontrados em rochas, podendo ser apontados com exemplos os calcários, fertilizantes e temosfosfatos.
  • Insumos mecânicos: são todos os maquinários utilizados na fabricação do produto, por exemplo: tratores, equipamentos de irrigação, máquina de corte e máquina de costura.

É necessário que haja bastante cuidado na armazenagem e no manuseio dos insumos utilizados em toda e qualquer tipo de fabricação, independente de sua classificação, para que se evite qualquer tipo de acidentes e, especialmente, a perda de produto.

A manutenção nas máquinas, por exemplo, é fundamental para que todo o processo flua corretamente, conseguindo atingir o objetivo desejado.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.