O seu Dicionário Jurídico Online

Nota Fiscal Avulsa

A nota fiscal avulsa existe para que MEIs e autônomos possam emitir nota fiscal. O documento pode ser feito em papel ou meio eletrônico. Atualmente a informatização dos sistemas está popularizando o uso do modelo eletrônico.

O seu preenchimento é semelhante ao da nota fiscal tradicional no modelo 1, 1-A ou 55.

Veja também aqui no dicionário direito sobre outros documentos como protocolocupom fiscal, e alvará. Hoje veremos o que é nota fiscal avulsa, para que serve, como fazer e quais as vantagens.

Para que serve a Nota Fiscal Avulsa?

O uso principal da nota fiscal avulsa é a possibilidade de pessoa física ou jurídica que não contribui com o ICMS poder emitir o documento fiscal.

Assim, microempreendedores individuais e outros profissionais autônomos usam a NFA como solução ao realizar vendas para pessoa física.

Como Emitir Nota Fiscal Avulsa?

A pessoa que deseja emitir a nota fiscal avulsa deve seguir os seguintes passos:

  1. Entrar em contato com a SEFAZ, Secretaria de Fazenda do seu Estado.Cada Estado possui regras especiais para realizar a emissão da Nota Fiscal Avulsa. No portal da Secretaria do seu Estado estão as informações e o passo a passo para conseguir a Nota Fiscal Avulsa;
  2. O cadastro no ambiente virtual da SEFAZ é realizado para que o empreendedor possa emitir o documento.

Entretanto, como o nome diz, a nota fiscal é avulsa. Cada vez que for preciso emitir uma nota para o cliente é necessário solicitar a emissão de uma nova NFA.

Modelos de Nota Fiscal Avulsa

É possível emitir dois modelos de  Nota Fiscal Avulsa:

Modelo 1A

A Nota Fiscal Avulsa no modelo 1A é usada para as situações em que o papel é o meio usado para tornar legal a aquisição dos produtos ou serviços. Dessa maneira o usuário preenche a nota eletronicamente, porém sua versão impressa é que atesta a transação.

Modelo 5-S

Também há a Nota Fiscal Avulsa modelo 5-S, a qual é emitida da mesma forma que a Nota Fiscal Eletrônica NF-e.

Em outras palavras, a nota fiscal será feita totalmente no meio virtual. Além disso o envio da nota é feito através da emissão de um arquivo XML.

Vantagens da Nota Fiscal Avulsa

Ao decidir se cadastrar para emitir Nota Fiscal Avulsa o profissional autônomo encontra algumas vantagens, tais como:

1 Possibilidade de aumentar a renda conseguindo vender para empresas maiores

Pessoas jurídicas costumam realizar suas compras em estabelecimentos que possuam emissão da nota fiscal. Como o MEI não é obrigado a emitir nota fiscal muitas vezes pode acabar perdendo clientes em potencial.

Ao informar seus clientes da possibilidade da venda com a Nota Fiscal Avulsa aumentam os ganhos e, consequentemente, o faturamento mensal.

2 Passar segurança ao cliente

Os modelos de nota fiscal são conhecidos no mercado e passam seriedade para o público consumidor. Assim, o empreendedor se coloca em posição de igualdade perante as outras empresas sejam elas grandes ou pequenas.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.