O seu Dicionário Jurídico Online

Market Share

O Market Share de uma empresa é a sua porção das vendas totais em relação ao mercado ou setor em que atua. Trata-se da fatia ou participação que possui em relação a todo o mercado naquele setor, podendo também ser remetida por sua quota ou percentual do mercado que a empresa possui (domina). 

Já tratamos aqui no dicionário direito sobre temas como Livro Caixa, Patrimônio Líquido, e Matéria Prima. Veremos agora o significado de Market Share, para que serve e como funciona.

Como Funciona o Market Share?

A matemática é simples e informa quanto daquele mercado é dominado pela empresa. O primeiro passo, no entanto, é determinar um período que você deseja olhar com mais atenção. Pode ser um trimestre fiscal, ano ou vários anos.

Em seguida, é necessário somar as vendas totais da empresa nesse período. Então, o valor obtido serão as vendas totais do setor do qual a empresa faz parte. Por fim, é preciso dividir a receita total da empresa pelo total de vendas do setor.

O aumento de Market Share pode fazer com que uma empresa atinja maior escala com suas operações e aumente sua lucratividade. Para expandir seu Market Share, uma empresa pode:

  • Apelar para outros grupos demográficos ou públicos;
  • Usar de publicidade;
  • Trazer produtos novos ou diferentes.

Os investidores podem obter dados de Market Share de diversas maneiras, utilizando diferentes fontes independentes, como órgãos reguladores, e inclusive dados da própria empresa.

No entanto, para alguns setores, a obtenção destas informações e a mensuração precisa são mais difíceis do que para outros.

Por ser um sinal da competitividade relativa dos produtos ou serviços da empresa, muitos investidores e analistas acompanham com cuidado os aumentos e reduções de Market Share.

À medida que o mercado total de um produto ou serviço cresce, uma empresa que mantém o seu Market Share aumentará também a sua receita na mesma proporção que o mercado total. No final, esta empresa estará aumentando suas receitas mais rápido que seus concorrentes.

Exemplo de Market Share

Um exemplo de Market Share segue: Se uma empresa vendeu R$ 100 milhões em ração para gado no ano passado no mercado interno e a quantidade total de rações para gado vendidas no Brasil foi de R$ 200 milhões, o Market Share da companhia no Brasil sobre este tipo de produto seria de 50%.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.