O seu Dicionário Jurídico Online

Comunicado

Comunicado é uma nota, declaração ou relatório de caráter oficial, emitido com o objetivo de levar a conhecimento público uma informação. Pode ser elaborado por organizações públicas, privadas ou de terceiro setor, e é divulgado pelos meios de comunicação.

Já vimos anteriormente aqui no dicionário direito sobre o que é conviteavisodeclaração e currículo. Veremos o hoje o que é comunicado, para que serve e como fazer.

Para que serve um Comunicado?

Seu objetivo é fazer com que a mensagem atinja o maior número de pessoas possível dentro do público desejado. Pode ser dirigido para públicos específicos, mas continua sendo de domínio público. No caso citado anteriormente, o comunicado poderá ser veiculado em um meio de comunicação mais especializado.

Esse tipo de documento circula de duas maneiras: interna ou externa. Os canais de comunicação interna existem para auxiliar na diminuição de perturbações capazes de atrapalhar a mensagem. Alguns desses canais são: memorandos, jornal mural, fórum de discussão, intranet e agenda compartilhada.

Nas Empresas

No contexto empresarial, a necessidade de emitir um comunicado pode vir de inúmeros motivos, tais como: um recall de uma concessionária, um evento de responsabilidade social, a abertura de uma nova sede ou uma demissão em massa. Nesse meio, ele quase sempre tem a intenção de esclarecer a opinião pública sobre certo acontecimento, não havendo necessidade de retorno.

Cada tipo de canal é mais eficaz em determinado contexto. Geralmente, é atribuída ao departamento de recursos humanos e/ou de comunicação a responsabilidade de decidir onde, quando e como veicular tais mensagens. Nesse sentido, é preciso planejar a divulgação de um comunicado para que a informação chegue às pessoas certas.

Como Fazer um Comunicado?

A estrutura do comunicado é bem simples, e preza por um texto curto, objetivo e de linguagem acessível. O documento vai direto ao ponto, com um ou mais parágrafos que sintetizam as informações.

Exemplo de Comunicado

Exemplo da estrutura de um comunicado interno:

  • Título: apresenta para quem a mensagem é destinada;
  • Abertura: diz qual o motivo do comunicado;
  • Corpo do texto: contém a informação principal e algumas informações mais gerais;
  • Encerramento: fecha o documento com as saudações e a identificação de quem emitiu o comunicado.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.