Sacado e Cedente

Sacado e cedente são termos usados em transações comerciais via pagamento boletos bancários, títulos, e faturas. O sacado trata-se de quem realizou a compra e o cedente é quem emitiu o título de cobrança.

Tratamos aqui também no dicionário direito sobre credor e devedor, TED e DOC quanto tempo demora, e como pagar um boleto. Hoje trataremos sobre significado de Sacado e Cedente, suas diferenças e como conferir as informações de títulos.

Quem é o Sacado? Significado

O significado de sacado, ou sacador, entende-se por quem faz a compra e deverá assumir a responsabilidade de pagar o cedente. Então, se você fez uma compra e gerou um boleto, seus dados pessoais estarão no campo do sacado.

Quem é o Cedente? Significado

O significado de cedente trata-se de quem está cobrando, quem receberá o pagamento do título, boleto, fatura, entre outros, do sacado. Desta forma, após efetuado o pagamento, o cedente irá receber o dinheiro.

Tanto o sacado quanto o cedente podem ser pessoa física e jurídica.

Diferença entre Sacado e Cedente

Após termos visto o significado, já dá para identificar a diferença entre sacado e cedente. Enquanto o primeiro é a pessoa ou empresa que deverá realizar o pagamento, o segundo trata-se de quem emitiu a cobrança.

Desta forma, sacado e cedente se diferem no lado que estão na relação comercial, sendo o sacado o devedor e o cedente o credor.

Beneficiário e Favorecido

O cedente também é chamado de beneficiário ou favorecido.

Ele irá receber o valor estipulado no boleto através de uma Agência Bancária, que fará a transferência do pagamento, da quantia estipulada no Boleto após ter sido paga, para sua conta corrente.

Quem escolhe o banco que emitirá o boleto?

O banco escolhido pelo cedente, é contratado para realizar a transferência do valor que foi pago pelo sacado através do boleto, para a conta corrente do beneficiário que é o cedente.

Por outro lado, o cedente, junto com o banco pode colocar orientações no boleto como:

  • Regras para o pagamento após o vencimento;
  • Multas e outros encargos por pagamento em atraso.

Quando o título vencer será necessário ir em uma instituição bancária, pois é lá que será feito o cálculo de quanto será o valor total da fatura naquele dia.

Código beneficiário e código do cedente

O código beneficiário, é o antigo código do cedente, e possui de 6 a 12 dígitos, dependendo da carteira do banco.

Conferir o Sacado e o Cedente para Evitar Transtornos

Antes de efetuar o pagamento de um boleto ou qualquer outro título ou fatura deve-se conferir nos mínimos detalhes todos os dados impressos nele, para se certificar se não está sendo vítima de algum golpe ou fraude.

Os principais campos a serem verificados são:

  • Banco que emitiu o boleto;
  • Código do Banco que emitiu o boleto (Exemplo: Bradesco – Código 237);
  • Nome do Titular do Boleto (Sacado) e da pessoa ou empresa que receberá o pagamento (Cedente);
  • Data de Vencimento;
  • Valor do Boleto;

Também é importante verificar os dados digitados no caso de pagamento via caixa eletrônico, aplicativo, ou internet bank. Caso os dados sejam digitados errado poderá haver certa dor de cabeça para corrigir a operação junto à instituição financeira.

Dados de Sacado, Cedente, Banco, ou Valor Incorretos

Caso os dados impressos nos boletos não estejam corretos, é importante não realizar o pagamento e entrar em contato com o cedente para verificar o ocorrido.

Se o pagamento for realizado com o título com dados incorretos, é necessário entrar em contato imediatamente com o SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor da instituição onde foi realizado o pagamento para verificar a possibilidade de estorno.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.