O seu Dicionário Jurídico Online

Renovação de Passaporte

Se precisa viajar para o exterior e seu passaporte está vencido chegou o momento de fazer a renovação de passaporte. Veremos a seguir como proceder para emitir um novo passaporte.

O processo de renovação de passaporte (emissão de um novo passaporte, como veremos adiante) é muito similar ao que foi feito para tirar o documento pela primeira vez.

A diferença agora é que você irá levar junto a documentação o passaporte que está vencido. Esse procedimento padrão é solicitado para fazer o cancelamento do passaporte antigo já que o usuário vai viajar com um novo documento.

Existe Renovação ou 2ª via de passaporte?

Não existe o procedimento legal para tirar segunda via de passaporte ou realizar a renovação, segundo o site da Polícia Federal. O passaporte possui um período de validade e Logo que essa data chega, o passaporte perde a validade automaticamente.

Por outro lado, se o passaporte for roubado ou extraviado é preciso informar as autoridades responsáveis. O dono do passaporte deve comparecer na Polícia Civil mais próxima de sua residência e fazer um boletim de ocorrência.

No dia em que for na Polícia Federal leve o boletim de ocorrência com você. Mas, se perdeu o passaporte e não foi vítima de roubo compareça ao Departamento de Polícia Federal e solicite uma Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem.

Documentos Renovação de Passaporte

Como oi informado, não há um processo de renovação de passaporte. Caso a pessoa seja roubada ou tenha seu passaporte extraviado, será necessário emitir um documento novo. São necessários os seguintes documentos para realizar a solicitação:

  • Cédula de identidade;
  • Cadastro de Pessoas Físicas – CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Certificado de reservista ou documento equivalente para homens de 19 a 45 anos.

Como solicitar um novo Passaporte?

Caso seja necessário solicitar um novo passaporte à Polícia Federal, será necessário realizar os seguintes passos:

1 – Preencha o formulário de solicitação de passaporte

O formulário é encontrado online no site da Polícia Federal. Só para exemplificar, são pedidas informações básicas como: estado civil, gênero e local de nascimento. Sob o mesmo ponto de vista são pedidos dados sobre o passaporte anterior.

2 – Emitir a GRU

Ao solicitar a renovação de passaporte é preciso emitir a Guia de Recolhimento da União. A saber a GRU é a taxa para serviços em órgãos públicos federais.

Nesse modo, a taxa da GRU para renovação de passaporte é de R$ 257,25. O valor pode ser pago na agência bancária que preferir.

3 – Vá ao Departamento de Polícia Federal

Depois que efetuar o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) é o momento de comparecer a Polícia Federal mais próxima da sua cidade.

Em princípio é solicitado um agendamento online, depois de escolher no sistema o dia e hora compareça no Departamento de Polícia Federal.

Após o atendimento o prazo médio para que o processo de renovação de passaporte fique concluído é de até 06 dias úteis.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.