O seu Dicionário Jurídico Online

Agendamento de Passaporte 

É importante conhecer como é o processo de passaporte para não perder o agendamento do passaporte. Ao comparecer no dia agendado sem algum documento exigido para a emissão do documento será preciso agendar eletronicamente uma nova visita.

No momento em que for tirar ou renovar seu passaporte será preciso fazer o agendamento na Polícia Federal. Para te ajudar vamos explicar como fazer o agendamento de passaporte e ter o seu documento de viagem em mãos o quanto antes.

Como e onde solicitar seu passaporte?

O agendamento eletrônico de passaporte é uma das etapas para tirar o documento. Então o primeiro passo é acessar o site da Polícia Federal e solicitar o documento clicando em passaporte.

Você irá preencher uma espécie de formulário online com seus dados. Logo depois é gerada pelo sistema uma guia de recolhimento. Nesse sentido a guia com nome de GRU é a taxa que uma pessoa precisa pagar para emitir seu passaporte antes de viajar.

Nesse meio tempo você deve pagar a GRU em qualquer casa lotérica ou agência bancária. Só para exemplificar, a GRU tem o valor de 257,27 reais. Vale lembrar que a taxa é paga somente quando há emissão de passaporte.

Como fazer o agendamento de passaporte no Brasil?

Por mais que você tenha pressa para fazer o agendamento o mais rápido possível, é preciso entender que o sistema online da Polícia Federal só abre vagas para agendamento de passaporte após o pagamento da GRU e sua compensação bancária.

Passo a passo do agendamento de passaporte

  1. Acesse o site da Polícia Federal;
  2. Escolha o menu passaporte;
  3. Dentre as opções disponíveis clique em agendar atendimento;

A página da Divisão de Passaporte irá abrir uma página explicando que o agendamento eletrônico só pode ser feito após o preenchimento da solicitação de passaporte.

Como você já iniciou a solicitação do passaporte basta informar quantas solicitações precisa agendar e clicar em prosseguir.

Na nova aba informe:

  • Número do CPF;
  • Número do protocolo;
  • Data de nascimento.

Logo que clicar em prosseguir irá aparecer na tela a opção para escolher onde deseja fazer seu agendamento. De acordo com o posto de atendimento da Polícia Federal surgirá o calendário com as datas disponíveis para o comparecimento.

Escolha a data de sua preferência e clique em confirmar.

O que fazer no dia do agendamento de passaporte?

Agora que você já programou seu agendamento é preciso lembrar que esse momento é para:

  • Levar os documentos necessários para tirar o passaporte;
  • Tirar uma foto;
  • Recolher impressões digitais.

Chegue antes da hora marcada para evitar transtornos.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.