O que é Regimento Interno? Para que Serve? Exemplos
O regimento interno pode ser definido como um conjunto de normas, um regulamento. Desta forma, é possível entender este documento como um conjunto de normas definidas por um grupo para regulamentar o funcionamento de certa organização.
Em outros artigos aqui no dicionário direito já tratamos de outras espécies de documentos como o memorando, regulamento, ata, e procuração. Trataremos agora sobre o que é regimento interno.
Para que serve um Regimento Interno?
Para sabermos para que serve o regimento interno devemos entender que seu objetivo é garantir o adequado funcionamento de um órgão, seja ele da iniciativa privada ou do Poder Público. Por meio desse instrumento, todos seus integrantes tomam conhecimento de seus direitos e obrigações.
Um benefício desse tipo de documento é tornar suas partes mais bem integradas, cientes das regras daquele local, podendo funcionar como uma espécie de acordo coletivo e tornar as atividades mais harmônicas.
Mais uma vantagem do regimento interno é garantir aos membros de uma organização uma salvaguarda, caso surja alguma demanda judicial. Nessa situação, o documento pode ser utilizado como prova.
Tipos e Exemplos de Regimento
Os regimentos são encontrados no âmbito de organizações, escolas e até condomínios. Abaixo, veremos exemplos de regimento nesses três lugares:
- Regimento Interno de uma Empresa: visa estabelecer os direitos e obrigações dos empregados de uma empresa. Geralmente inclui cláusulas sobre o uso de uniformes; cuidados com equipamentos, máquinas computadores e carros; regas sobre atrasos, faltas e licenças; proibições; entre outros.
- Regimento Escolar: registra as normas a serem cumpridas pela comunidade escolar. Nele são encontrados itens como: horários e rotinas; organização da escola; normas de convivência; critérios de avaliação, aprovação e reprovação; entre outros.
- Regimento Interno de Condomínios: tem como finalidade disciplinar a conduta dos condôminos, usuários, funcionários, locatários e demais pessoas que utilizam o espaço do condomínio. Contém regas sobre o uso do espaço, proibições, horários de silêncio, normas sobre o uso dos bens comuns, etc.
Também é importante destacar dos regimentos internos de universidades, órgãos administrativos e de entidades dos Três Poderes.
Estrutura de um Regimento Interno
Ao elaborar um regimento interno, é indispensável incorporar a ele pontos específicos sobre as demandas de cada órgão. Por isso, para começar a estruturá-lo, é necessário partir de uma observação das características do próprio local.
Contudo, apesar das particularidades, existe uma estrutura básica adotada em sua articulação. Ele deve conter:
- Artigos;
- Parágrafos;
- Incisos;
- Alíneas;
- Itens; e
- Subitens.
Diferença entre Estatuto e Regimento Interno
O estatuto refere-se a um documento que tem por objetivo regular direitos e obrigações internos e externos de uma organização. Por sua vez, o regimento interno está restrito aos assuntos internos da mesma.
De forma mais simples, pode-se dizer que o estatuto define o que se deve fazer e como se deve fazer, enquanto o regimento interno trata de questões mais detalhadas e específicas.