O seu Dicionário Jurídico Online

Persona Non Grata

A persona non grata é uma expressão oriunda do latim e que significa pessoa não querida ou pessoa que não é bem-vinda.

Vimos também aqui no dicionário direito sobre in verbis, ope legis e ope judicisin bonam partemad hocprincípio do in dubio pro reu. Hoje veremos significado de persona non grata, na diplomacia e exemplos.

Quando uma pessoa é declarada como persona non grata diz respeito à possibilidade de entrada ou não em determinado país. Desta forma, essa expressão é bastante utilizada na diplomacia.

Persona Non Grata Diplomacia

A persona non grata na diplomacia também é bastante utilizada, dispondo, que determinada pessoa não é bem-vinda em um país, considerando que as suas atitudes não coincidem com o interesse da população, ou seja, com os interesses nacionais ou valores difundidos naquela região.

Ser declarado pessoa não grata significa dizer que a pessoa não é bem-vinda no território, uma vez que em algum momento desempenhou conduta que desagradou as autoridades, assumindo postura que gerou impacto considerado prejudicial ao território e à população que nele vive, seja essa postura referente a questões políticas, religiosas, sociais, dentre outras.

Exemplo de Persona non Grata na Diplomacia

O embaixador do país Y foi expulso do país X após críticas do presidente do país do país Y ao país X, sendo então o diplomata declarado como persona non grata.

Exemplo de Persona Non Grata

Abaixo segue um exemplo de Persona Non Grata:

Sarajevo, a capital da Bósnia, declarou o escritor austríaco Peter Handke, ganhador do Nobel de Literatura de 2019, persona non grata, nesta quarta-feira, por apoiar o ex-presidente sérvio Slobodan Milosevic e negar o genocídio de 1995 na cidade bósnia de Srebrenica.

Terra Notícias [1]

A expressão também se tornou bastante popular, sendo usada para fazer referência a pessoas que não nos agradam por algum motivo, independente de qual seja ele, podendo ser motivos pessoais, familiares ou profissionais.
[1] Referência: https://www.terra.com.br/noticias/mundo/nobel-de-literatura-handke-e-declarado-persona-non-grata-em-sarajevo,c61d57403e371041f9b9acc73fef0b165ea3304v.html. Acesso em: 11/12/2019.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.