O seu Dicionário Jurídico Online

PDD – Previsão para Devedores Duvisosos

O PDD ou Previsão para Devedores Duvidosos é uma forma de certa organização separar uma quantia em dinheiro para cobrir despesas de clientes inadimplentes. Mesmo realizando essa projeção e colocando-a dessa maneira, não significa que seja propriamente uma despesa, mas sim uma maneira de se resguardar e cumprir com suas obrigações financeiras ao final de cada mês.

Para compreender o que é a Previsão para Devedores Duvidosos (PDD), é necessário elucidar e classificar o conceito de previsões.

O termo previsão, quando aplicado na área contábil, é entendido como a cobertura de despesas, mas que trata de lançamentos estimados futuros que podem ou não ocorrer. Ou seja, a previsão, como o próprio nome antecipa, é uma forma de realizar uma projeção futura sobre tais valores.

PCLD – Provisão para Crédito de Liquidação Duvidosa

Também é importante ressaltar que, com o passar dos anos, os profissionais perceberam a necessidade de realizar mudanças nesse termo, que atualmente é conhecido como PCLD (Provisão para Crédito de Liquidação Duvidosa). No entanto, ambos os termos possuem as mesmas características e objetivos.

O PDD ou PCLD é considerado importante para as empresas por auxiliar em seu controle financeiro e evitar surpresas indesejadas, capazes de prejudicar o seu bom desenvolvimento. Para realizar o planejamento de forma assertiva, é indispensável ficar bem atento ao histórico individual de cada devedor (atrasos, multas, valores), realizar o levantamento da porcentagem de perdas nos últimos anos, e calcular corretamente os juros a serem aplicados no valor de atraso.

Como Calcular o PDD ou PCLD

Para calcular o PDD/PCLD de uma empresa, são necessárias informações financeiras internas, o que faz com esse cálculo não seja tão simples de ser realizado por qualquer indivíduo. Por ser uma ferramenta estratégica, é aconselhável que não seja de fácil acesso, e que seja feito apenas por um profissional de contabilidade contratado pela própria empresa.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.