O seu Dicionário Jurídico Online

Meta e Objetivo

Meta e objetivo possuem significados diferentes, mas interferem um no outro na hora de serem colocados em prática. Eles podem ser observados tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, e são capazes de otimizar ambos os campos da vida de um indivíduo.

Vimos aqui no dicionário direito sobre grupo e equipe, publicidade e propagandaatacado e varejo. Veremos agora a diferença entre meta e objetivo, seus conceitos, e exemplos.

Objetivo e Meta Significado

significado de objetivo é algo que se almeja alcançar. Já o significado de meta trata-se de todos os prazos estipulados que, ao serem cumpridos, farão com que um objetivo estabelecido seja alcançado.

Desta maneira, pode-se dizer que não é possível alcançar um objetivo sem que sejam cumpridas as metas.

Ferramenta SMART

Para que sejam definidos de forma assertiva, a área da Administração costuma aplicar uma ferramenta chamada “SMART”. Essa ferramenta possui cinco critérios, sendo: S (Específicos), M (Mensuráveis), A (Atingíveis), R (Relevantes) e T (Tempo).

  1. Específicos: a meta deve ser específica e fácil de ser entendida.
  2. Mensurável: a meta precisa ser quantificável, ou seja, deve possuir medidas capazes de serem mensuradas para que se obtenha um resultado.
  3. Atingíveis: a meta deve ser algo possível se ser alcançado, e nunca algo além do possível.
  4. Relevantes: tanto a meta quanto o o objetivo devem ser relevantes, e não apenas um desejo passageiro.
  5. Tempo: os objetivos podem ser de curto, médio ou longo prazo. Por isso, é necessário estipular dia, mês e ano para conclusão das metas com base no prazo definido para a conclusão do objetivo.

Exemplos de Objetivo e Meta

Um exemplo de objetivo de uma mãe é viajar com dois filhos para a Disney. Já um exemplo de meta pode ser destacado como: guardar uma certa quantidade de dinheiro todo mês, pegar férias no emprego, tirar passaporte, ir a uma agência de viagens.

O objetivo de uma empresa é aumentar seu quadro de funcionários em 10%. Suas metas são: analisar a parte financeira da empresa, arrumar sala para os novos funcionários, realizar processo de recrutamento e seleção, buscar mais clientes.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.