O seu Dicionário Jurídico Online

Instrução de Serviço

A instrução de Serviço, é o nome dado a uma espécie de formulário que é utilizado para especificar as tarefas do dia a dia, fazendo a descrição ou ilustrando, como se deve realizá-la.

Veja também aqui no dicionário direito sobre certificado, minutareciboprotocolo, e alvará. Hoje veremos o significado de instrução de serviço e para que serve.

Instrução de Serviço Significado

Uma instrução, de acordo com o dicionário é a síntese de como fazer algo, ou seja, são todas as indicações para a utilização de algo. Dessa maneira quem instrui mostra os conjuntos de saberes para a realização de uma tarefa.

Para manter todos os procedimentos bem realizados e organizados, cada setor deve sempre conter sua instrução de serviço atualizada e em local de fácil acesso, para que não haja nenhuma dúvida, e não seja cometido nenhum erro nas tarefas a serem cumpridas.

Como fazer uma Instrução de Serviço?

Ao fazer uma Instrução de Serviço, não se deve esquecer de que será elaborado um documento ou formulário que descreva a execução de uma determinada tarefa.

Portanto, deverá conter o passo a passo do que se pretende, para que qualquer colaborador ao executar a atividade solicitada consiga obter êxito nos resultados.

  • A segurança para a realização completa da Instrução de serviço, depende muito de como ela foi solicitada;
  • Utilize recursos práticos para a descrição do passo a passo da instrução de serviço, de modo que fique bem específico para cada função;
  • Evite usar termos técnicos ou muitas abreviações;
  • Se acaso for necessária a utilização, mantenha uma tabela de orientação com o significado ao lado de cada abreviação;
  • Mantenha sempre em local visível a Instrução de Serviço;
  • Coloque a orientação sobre o uso de recursos necessários para a realização das atividades;
  • Orientação de prestação de contas, sobre às despesas efetuadas durante o trabalho.

Para que serve a instrução de serviço?

Instrução de serviço tem como finalidade, alcançar melhorias contínuas.

Desse modo a firma minimiza o risco de perder o famoso selo de qualidade, o que garante credibilidade e confiança ao serviço prestado.

Sob o mesmo ponto de vista, o controle e a garantia da qualidade do serviço são peças fundamentais, para o sucesso operacional dentro de uma firma, empresa ou organização.

A Instrução de Serviço, é um documento muito importante, sendo orientado pelas normas do Sistema de Gestão da Qualidade juntamente com outros componentes como:

  • Política de Qualidade,
  • objetivos,
  • registros entre outros.

Por isso que devem ser descritos e mantidos sempre em lugar visível nas dependências da empresa, já que, além de manter, informar e unificar o conhecimento.

Outros benefícios são aumentar o nível de segurança e facilitar o mapeamento do que será realizado para futura análise da tarefa cumprida por funcionários, pessoas avulsas ou colaboradores.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.