O seu Dicionário Jurídico Online

Ordem de Serviço

Uma ordem de serviço é um tipo de documento onde são transmitidas as instruções sobre um trabalho a ser feito. A partir da emissão de uma ordem de serviço é que o colaborador que irá executar a atividade solicitada, sendo que o mesmo utilizará da ordem para entender a tarefa.

Aqui no dicionário direito temos temas relacionados como parecer, minutaprotocolo, e alvará. Hoje veremos o o que é ordem de serviço, para que serve, tipos e como fazer.

Para que Serve uma Ordem de Serviço?

No processo de execução de uma tarefa a ordem de serviço possui diversas finalidades, as principais são:

  • Comunicar o serviço que deve ser feito e solicitar sua autorização;
  • Ser a base de dados aos colaboradores sobre o cliente;
  • Descrever como o serviço deve ser feito;
  • Passar informações adicionais sobre o trabalho;
  • Manter o fluxo de trabalho.

A empresa que usa ordem de serviço em suas tarefas consegue otimizar a produção e diminuir custos. Uma vez estabelecido um padrão para a tarefa, só é comprado o que realmente for necessário pois se sabe com antecedência que insumos serão consumidos.

Como Fazer uma Ordem de Serviço?

Vermos agora como fazer uma ordem de serviço, as empresas seguem um padrão de formulário. Mas, geralmente algumas informações precisam ser incluídas nesse documento.

  1. De início, é preenchido qual o problema a ser resolvido e que serviço será prestado. Logo depois são adicionados os nomes do funcionário responsável pelo atendimento ao cliente e o colaborador que irá executar a tarefa.
  2. Se for uma tarefa complexa, é definida na ordem de serviço quantas pessoas são necessárias para cumprir a ordem e quais setores estarão envolvidos com a atividade.
  3. A seguir, é incluída na ordem de serviço todos os materiais necessários, bem como o preço e a quantidade de insumos.
  4. Contudo, deve ser preenchido no formulário o progresso do serviço. Esse passo é importante para entender se o serviço está sendo feito no prazo ou não.

Tipos de ordem de serviço

Seguem abaixo os principais tipos de ordem de serviço:

  • Ordem de Serviço de manutenção;
  • Pedido de Serviço;
  • Ordem de Serviço de evento;
  • Ordem de Serviço preventivo.

Vantagens da Ordem de serviço

O ponto positivo da ordem de serviço é a facilidade a realização das tarefas na empresa. Se o trabalho precisar ser feito em turnos diferentes qualquer colaborador que esteja escalado poderá continuar o serviço, apenas seguindo a leitura do formulário.

Outra vantagem é passar transparência ao cliente, já que ele sabe o que foi feito e o status de cada processo através da ordem de serviço.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.