O seu Dicionário Jurídico Online

Grupo e Equipe

As expressões grupo e equipe, ao contrário do que muitos acreditam, possuem significados opostos. Seja no âmbito das organizações ou no âmbito pessoal, é necessário compreender seus conceitos para diferenciá-los.

Vimos aqui no dicionário direito sobre publicidade e propagandaatacado e varejorecrutamento e seleção. Veremos agora a diferença entre grupo e equipe, seus conceitos, e exemplos.

Conceito de Grupo

Um grupo é formado por um conjunto de pessoas que se preocupam apenas com os seus próprios interesses e objetivos.

Elas não se comunicam e geralmente não sabem o que o outro deseja, o que comumente gera conflitos.

No âmbito das instituições, o líder de um grupo quase sempre é visto com distanciamento dos demais, pois deseja apenas que os resultados sejam entregues.

Conceito de Equipe

Ao contrário do grupo, uma equipe trabalha junta. Todos os membros começam o trabalho com o mesmo objetivo e as metas coletivas são conhecidas por todos.

Nele, cada pessoa compreende o que o outro está fazendo, e tem consciência de sua importância para chegar aos resultados.

Assim como um grupo, dentro das equipes também podem existir conflitos, mas a diferença está na forma de solucioná-los.

Enquanto no grupo a individualidade atrapalha a enxergar o ponto de vista do outro, na equipe os conflitos são resolvidos por meio de diálogos construtivos e feedbacks que auxiliam no bom resultado.

Exemplo de Grupo

O público que vai ao teatro para assistir uma peça é um exemplo de grupo. Todos estão ali em busca do mesmo objetivo, mas não se conhecem, não possuem obrigações e quase não se interagem entre si.

Exemplo de Equipe

O elenco da peça pode ser considerado um exemplo de equipe. Além de se conhecerem, se respeitarem e entenderem o papel de cada um dentro do todo, estão trabalhando juntos para atingir um objetivo comum e específico.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.