Empreendedor
Um empreendedor pode ser definido com um indivíduo que tem uma ideia, cria um negócio em torno dela, gerencia este negócio e assume todos os seus riscos.
Já tratamos aqui no dicionário direito sobre Patrimônio, Gestão e Matéria Prima. Agora trataremos sobre significado de empreendedor, os tipos de empreendimentos e a sua vocação.
Tipos de Empreendimentos
Para algumas pessoas, o fato de ser autônomo já torna a pessoa um empreendedor, enquanto para outros, para ser um empreendedor, o negócio precisa envolver inovação e liderança. Existem vários tipos de empreendimentos, entre eles:
- Pequenas empresas: empresas familiares do segmento de comércio e serviços, com menos de 50 empregados.
- Empresas online: o negócio é operado primariamente pela internet.
- Inventores: aqueles que passam do estágio das ideias e, de fato, constroem o produto e o levam para o mercado.
- Empreendedores seriais: empreendedores que criam e começam um negócio, mas não continuam seu gerenciamento, apenas vendem o empreendimento para iniciar o ciclo novamente.
Independente de o empreendedorismo ser algo nato ou desenvolvido, as características e qualidades de um empreendedor de sucesso são as mesmas:
Otimismo
O otimismo é necessário pois é difícil ter sucesso se não se acredita nisso;
Visão
A visão auxilia vislumbrar o objetivo final e é combustível que move o empreendedor a seguir em frente;
Pensamento independente
O pensamento independente faz com que aquele que pensa fora da caixinha não desanime quando outros questionam suas ideias.
Empreendedorismo e Vocação
Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ter nascido com o “dom do empreendedorismo”, pois qualquer um pode se tornar um empreendedor.
Apesar de os maiores exemplos serem pessoas como Bill Gates e Mark Zuckerberg, cujas empresas são de alcance mundial, existem milhares de outras pessoas, não tão famosas, que transformaram suas ideias em negócios rentáveis.
Além de desenvolver as características mencionadas anteriormente, é necessário apostar em uma boa ideia, algo pelo qual as pessoas pagariam.Outro ponto é ter um plano de sucesso (ideias sem planos são apenas sonhos) e, o mais importante, manter a consistência na execução deste plano. Com dedicação e pesquisa, negócios são criados em até mesmo um mês.