O seu Dicionário Jurídico Online

Dígito Verificador de Conta Corrente

O dígito verificador conta corrente trata-se de um algarismo de controle para verificar se os dados da transação bancária realmente existem e possuem validade. Cartões de crédito, documentos de identificação, e números de matrícula são alguns dos códigos numéricos que usar o dígito verificador.

Vimos também aqui no dicionário direito sobre Pagamento em Espécie, IPCAtaxa selicsacado e cedente. Agora veremos o que como funciona o dígito verificador de conta corrente, para que serve, e como calcular.

Para que serve dígito verificador de conta corrente?

Antes de mais nada, o dígito verificador checa se o número da conta e a agência bancária são reais ou se a numeração é uma fraude. Do mesmo modo, o código verificador também verifica a validade do número informado na transação financeira.

Cálculo do dígito verificador da conta corrente?

Os métodos para calcular o dígito verificador são diversos. Cada instituição financeira é livre para escolher a forma que achar mais adequada para criar o seu dígito verificador.

Porém, de um modo geral, as instituições bancárias aderem a dois métodos que são os mais frequentes na atualidade: módulo 11 e módulo 10.

Módulo 11

No módulo 11, cada dígito do número é multiplicado por um número diferente em ordem. Assim, multiplicasse por 2, 3, 4, 5 e assim por diante. A multiplicação é feita da direita para a esquerda, logo depois o resultado da soma das multiplicações é dividido por 11.

Para chegar ao dígito verificador o resto da divisão é subtraído pelo número 11, já que ele é o valor da base da operação. Esse resultado é o dígito verificador.

Módulo 10

Nesse processo a partir da direita para a esquerda cada dígito do número é multiplicado por 2 ou por 1 sucessivamente.

Em seguida, é feita a soma dos dígitos das multiplicações, esse somatório é dividido por 10. Se acaso o resto for diferente de 0 o dígito verificador será 10 menos o resto.

Quando o resto é 0 o dígito verificador também será o número 0.

Além disso, também podem ser usados para criar o dígito verificador:

  • Funções;
  • Algoritmos;
  • Análises.

Onde fica o verificador da agência bancária?

De fato, o número da agência segue o padrão 0000-0. Aliás, o 0 após o traço é o dígito verificador.

Esse número pode ser visto nos cartões de crédito ou débito, no canto inferior esquerdo da parte frontal.

Onde fica o dígito verificador da conta corrente?

O código fica impresso na parte inferior frontal do cartão de crédito ou de débito, logo após o número da agência. O padrão numérico é 00000-0. O número após o traço é o dígito verificador.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.