O seu Dicionário Jurídico Online

CPF na Nota

O CPF na Nota é uma expressão utilizada por supermercados e lojas antes de realizar o pagamento de uma compra junto ao operador de caixa, o qual pede que seja inserido o número do CPF para começar a registrar o pedido.

Você já deve ter ouvido do vendedor a seguinte pergunta: “Deseja incluir o seu CPF na nota da compra da sua compra?”.

Aqui no dicionário direito já tratamos de temas como comodato, nota fiscal avulsaavalista e fiador. Veremos agora o o que é CPF na Nota.

De acordo com a legislação atual, no ato de qualquer compra, seja ela no atacado ou no varejo, o cidadão deve informar o seu CPF. Dessa maneira o número do Cadastro de Pessoa Física será incluído na nota da compra.

Nesse meio tempo o número do contribuinte vai para a Secretaria de Fazenda, onde fica gravado a quantidade e o valor das compras.

Para que serve o CPF na Nota?

Você já se perguntou “CPF na nota para que serve?” Saiba que nas compras com valor superior a 25 reais, quem se cadastrar no sistema tem o benefício de poder visualizar todas as notas fiscais emitidas em seu número de CPF por meio da internet.

Indicar o número do seu CPF na nota de suas compras, faz parte de um programa de benefícios criado pelas Secretarias de Fazenda dos governos estaduais.

Só para exemplificar, o programa do CPF na nota serve tem por objetivo:

  • Diminuir a sonegação da arrecadação fiscal;
  • Combater a sonegação de impostos;
  • Aumentar a arrecadação do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
  • Combater a pirataria;
  • Fiscalizar se as empresas estão cumprindo com a sua responsabilidade perante o estado e a sociedade.

CPF na Nota Aumenta Score no Serasa?

Uma dúvida que muitas pessoas tem é se o CPF na Nota Aumenta o Score do Serasa. De acordo com o próprio site do Serasa, na página que trata do Score, a informação é de que NÃO, colocar seu CPF na nota não aumenta seu score junto ao Serasa.

Desta forma, se você põe costuma pedir para a moça do caixa informar seu CPF junto a nota fiscal apenas com este intuito, saiba que não dará certo.

Como Colocar o CPF na nota?

Para fazer parte do programa de benefícios fiscais, basta fazer o seu cadastro no site da Secretária de Fazenda.

Logo depois, é preciso e informar o número do seu CPF sempre que realizar uma compra em um estabelecimento comercial, pedindo que ele seja incluído na nota.

Ao ter essa atitude você ajuda no cumprimento da lei, já que se realizar uma venda sem nota o comerciante estaria cometendo sonegação fiscal uma vez que deixaria de pagar o ICMS.

É preciso informar o CPF em que tipo de compra?

A orientação é que o CPF seja informado em todas as compras que você realizar.

Tanto faz se você efetuar o pagamento de sua compra em dinheiro, cheque ou cartão de crédito, acrescente sempre o número do seu CPF a nota fiscal da compra, seja ela no varejo, atacado, ou em prestação de serviço.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.